Uma ação de plantio de mudas no domingo, 3 de dezembro, marcou o início da implantação do Parque do Mirante, em Valparaíso de Goiás, que ficará dentro da cidade criativa Reserva do Vale. Os atletas que correram no II Desafio do Vale, que aconteceu no mesmo dia no local, participaram da iniciativa que contou também com parceria da Secretaria de Meio Ambiente do município.
“Fizemos o plantio da ‘árvore fundamental’ do Parque do Mirante, uma vez que o principal ingrediente de um parque são as árvores”, brinca o engenheiro e sócio do empreendimento, Marco Franco, fazendo um trocadilho com a ‘pedra fundamental da obra’.
“Estamos aproveitando que estamos no mês da Virada Ambiental em todo Brasil para dar o pontapé da virada ambiental do Reserva do Vale e transformá-lo em um lugar ainda mais ecológico do que ele é”, complementou ele, ao destacar que a cidade criativa, que possui dois milhões de metros quadrados, é cortada por quatro córregos e tem 600 mil metros de área verde cercada e preservada.
O plantio simbólico do domingo será continuado pela equipe técnica. No total, serão plantadas 4.500 mudas de espécies como ipê roxo, ipê branco, pau ferro, pau brasil, aroeira, flamboyant e quaresmeira, além de frutíferas, como pitanga, goiaba, manga, graviola, pequi, acerola, amora, cajá, caju e fruta do conde. As mudas plantadas se unirão às 2.500 árvores já existentes no parque, que será desenvolvido em área de 35.200 metros quadrados.
Paralelamente, serão instalados os equipamentos do parque, que receberá teatro de arena, espelho d’água, pista de caminhada, um mirante de contemplação, cobertura wi-fi, entre outros atrativos. Uma área gastronômica será implantada na avenida principal em lotes com duas frentes, para avenida e para o parque. “Penso que esse será um diferencial extremamente interessante, pois atrairá um número grande de pessoas em busca de lugares agradáveis para estarem com a família e amigos”, diz a arquiteta responsável pelo projeto Virna Carvalho.
Virna acredita que a população sentirá mais prazer em fazer exercícios, conhecer novos amigos e estar em meio a natureza. “Investimos em soluções urbanísticas inteligentes, que visam proporcionar inclusão social, contato com a natureza, espaços de convivência, para que as pessoas se reconectem e percebam que viver em uma comunidade saudável e feliz, eleva a qualidade de vida e naturalmente terão orgulho e prazer de cuidar do lugar onde vivem”.
A expectativa é que o Parque do Mirante seja entregue à população em 2024. Para Miriam Desigrine, chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, o investimento em parques é muito importante para a cidade. “A comunidade precisa destes equipamentos e essa parceria entre o Reserva do Vale e prefeitura é essencial para viabilizar essas alternativas para a população”, disse.
Fonte: Felipe Fernandes