As plantas daninhas representam um problema grave para a produtividade de todas as culturas, especialmente a da soja. Isso acontece porque ao longo dos anos elas se tornaram resistentes aos herbicidas disponíveis no mercado e, hoje, competem por espaço, nutrientes e luz solar, ameaçando a qualidade dos grãos e a rentabilidade dos talhões. Este cenário é ainda pior em áreas afetadas por plantas daninhas de folhas largas.
Segundo um levantamento realizado pela Kynetec, mais de 90% da área de soja plantada é afetada por algum tipo de infestação de plantas daninhas com folhas largas, entre elas estão: Caruru (Amaranthus sp), Leiteiro ou Amendoim-bravo (Euphorbia heterophylla), Vassourinha-de-botão (Spermacoce verticillata L), Trapoeraba (Commelina benghalensis), Picão-preto (Bidens pilosa e Bidens subalternans), Cravorana (Ambrosia artemisiifolia) e Poaia-branca (Richardia brasiliensis).
A presença destas ervas invasoras pode reduzir a produção de grãos e, quando instaladas, as daninhas de folhas largas dificultam o processo de colheita e aumentam o teor de umidade dos grãos, servindo como hospedeira para outras pragas, além de nematoides e doenças. Dada a necessidade de novas opções para o controle efetivo das daninhas resistentes, a Syngenta lança o FLEXSTAR™ GT – herbicida seletivo que conta com ação sistêmica para aplicação em pós-emergência, desenvolvido com foco na cultura da soja
“A soja, cultivo essencial para a alimentação e economia global, tem necessidade de práticas de manejo diversificadas para mitigar o desenvolvimento e o impacto das plantas daninhas resistentes. Nesse cenário, o controle químico é uma das estratégias no manejo e o FLEXSTAR™ GT vem em um momento importante para manter a lavoura limpa e produtiva”, destaca Murilo Borges, Gerente de Marketing de Produtos na Syngenta.
Um estudo realizado pela Embrapa revelou que os custos de produção em lavouras de soja infestadas por plantas daninhas resistentes aos herbicidas mais usados do mercado atualmente podem aumentar entre 42% e 222%.
“O cenário atual é bastante desafiador para os sojicultores que precisam lidar com as daninhas, que, safra após safra, têm se tornado cada vez mais resistentes. É por isso que o FLEXSTAR™ GT chega para suprir uma necessidade dos agricultores brasileiros que, para evitar a dispersão e os prejuízos causados pelas invasoras resistentes, precisam trabalhar com boas práticas agrícolas e herbicidas com diferentes mecanismos de ação. O produto foi desenvolvido e validado por herbologistas e especialistas em todo o Brasil, os quais apontam que a solução é altamente eficaz no controle de plantas daninhas de folhas largas. Além disso, o novo herbicida se destaca pela formulação única e exclusiva no mercado brasileiro, que proporciona maior seletividade e conveniência, já que viabiliza o controle das plantas resistentes com aplicações únicas ou sequenciais”, finaliza Borges.
Fonte: Juscelino Pereira Junior