O 38º Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN), em Cuiabá-MT, também foi palco de homenagens dentro de sua programação, nesta quarta-feira (23), com o reconhecimento por parte da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), de nove precursores dos estudos e pesquisas sobre nematoides no Brasil, e que contribuíram para a evolução do conhecimento nesta área.
O presidente do 38º Congresso Nacional de Nematologia, Paulo Afonso Ferreira, celebrou a justa homenagem aos pioneiros na Nematologia brasileira realizada pela classe dentro do evento. “São pessoas que contribuíram tanto para o setor e hoje estão aposentados, e é claro que a vida todos precisam de um descanso e ficaram um pouco distantes da Sociedade, e são pessoas que ajudaram muito a SBN, a ciência e a Nematologia do Brasil. Então foi uma felicidade enorme trazê-los para esta homenagem e também para os novos nematologistas os conhecerem e que contribuíram muito para a sociedade”, destacou.
Como entidade representativa do setor, a Sociedade Brasileira de Nematologia, na figura de sua presidente, Andressa Machado, também prestou homenagens aos professores e pesquisadores que foram os primeiros desbravadores da Nematologia no Brasil. “ Essa foi uma homenagem muito bonita que a comissão organizadora do congresso resolveu promover para os nossos mestres, que são aqueles que escreveram os livros e que tem toda a bagagem, onde muito deles são sócios fundadores da SBN, então nada mais justo este reconhecimento para os nossos grandes mestres, que temos que sempre resgatar esse ensinamento todo que é repassado e que muitos jovens que estão aqui só ouviram falar e que conhecem só dos livros e das publicações, mais não conheciam pessoalmente e desta forma foi uma ótima oportunidade de além de eles se sentirem prestigiados, também dos jovens conhecê-los”, pontuou.
O engenheiro agrônomo e professor-doutor aposentado em Nematologia, Jaime Maia dos Santos, que se aposentou em 2015 na Unesp de Jaboticabal, foi um dos homenageados e agradeceu a honraria. “ É muito gratificante, você ver que os colegas e o público reconhecem o trabalho que você fez é muito gratificante e sempre será. E também é um incentivo para aqueles que estão na ativa entender que que você está sendo visto e reconhecido pelo seu trabalho, isso é muito bom”, finalizou.
Na oportunidade também foram homenageados Luís Carlos Camargo Barbosa Ferraz (Esalq), Silmara Ferraz (UFV), Rosangela D’arc Lima de Oliveira (UFV), Waldir Pereira Dias (Embrapa Soja), Vicente Paulo Campos (UFLA), Rui Gomes Carneiro (Iapar), Ailton Rocha Monteiro (Esalq), Silamar Ferraz (UFV) e Renata Tenente (Embrapa).
O congresso é uma promoção e realização da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN) e do Grupo Regional de Estudos em Nematoides (GREN-MT). O 38ª CBN conta com o patrocínio da Bayer, Ballagro Agro Tecnologia, UPL, Lallemand, Syngenta, Ingal Agro Tecnologia, Koppert, Spraytech, Basf, Suminoto Chemichal, Corteva Agriscience, Ihara, Omex, Amvac do Brasil, Bioma, Simbiose, APROSMAT, Carbom Brasil. E o apoio da Safrar Análises Agrícolas, e no espaço Startups com a Zagros, Agricamp, On Farming e MS BIO Science.
Fonte: Cairo Lustoza