Com mais dinheiro em caixa, empresário pode aumentar o estoque de matérias-primas, bem como fazer investimentos devido ao recurso rápido e fácil
Antes encarada apenas como um instrumento para desafogar as contas do mês e garantir capital de giro para o negócio, a antecipação de recebíveis agora está sendo vista pelos pequenos industriais que utilizam o ERP da iCertus, fintech que utiliza dados do seu software de gestão para conceder empréstimos a juros baixos, como ferramenta de aceleração de vendas.
Felipe Varejão, diretor de Vendas e Sucesso do Cliente da iCertus, explica que, embora a antecipação de recebíveis seja um ato financeiro e contábil, 25% do tempo de venda é de negociação de prazo e valor de pagamento. “A partir do momento em que nosso cliente antecipa um recebimento conosco, aceita a forma de pagamento que o comprador tem disponível e economiza um tempo considerável para vender mais, sem precisar aumentar o quadro de vendedores”, aponta.
Varejão ainda ressalta que a taxa de antecipação cobrada pela iCertus é bem menor do que o desconto oferecido pelo industrial para pagamento à vista. “Há casos de clientes que o desconto costuma ser de 12% a 15%, enquanto a taxa de antecipação é muito mais barata que isso”, detalha.
De acordo com o executivo, este movimento foi gerado pelos próprios clientes da iCertus e proporcionou um crescimento de 300% nas antecipações de recebíveis em 2021 e um aumento de aproximadamente 500% no último trimestre do ano passado.
Diante desse aumento na demanda por antecipação de recebíveis, Varejão adianta que a iCertus vai lançar uma aplicação para oferecer educação financeira para os clientes demonstrando, por exemplo, que essa forma de comercialização utilizando a antecipação como um gatilho para acelerar vendas permite que ele compre melhor, pois oferece mais disponibilidade de caixa para aumentar os estoques e fazer pequenos investimentos por ter capital de giro de uma forma muito mais eficaz com recursos próprios e de uma forma totalmente desburocratizada.
Como funciona a aceleração de vendas
Com a aceleração de vendas da iCertus, a micro e pequena indústria consegue antecipar esses pagamentos com poucos cliques e em 30 minutos, com taxas a partir de 0,5% ao mês. Varejão dá um exemplo simples de como a antecipação pode acelerar as vendas. Uma empresa que faz 100 vendas mensais a um ticket médio de R$ 5 mil, tem um faturamento mensal de R$ 500 mil. Entretanto, se apenas 10% dessas vendas forem com pagamento à vista e desconto de 8%, o fluxo de caixa fica como o demonstrativo a seguir:
Pagamento à vista | 10% | do total das vendas |
Parcelado | 90% | do total das vendas |
Parcelamento mais comum | 3 | parcelas |
Desconto pagamento à vista | 8% | do valor |
Recebimento à vista | R$ 46.000,00 | |
Recebimento a prazo | R$ 450.000,00 | |
Caixa mensal | R$ 196.000,00 | recebe no mês |
Recebíveis a longo prazo | R$ 300.000,00 | receberá nos próximos meses |
Deixa de receber | R$ 4.000,00 | em descontos para clientes |
Varejão explica que ao utilizar a aceleradora de vendas da iCertus, a empresa pode antecipar o recebimento da totalidade dos R$ 450 mil que teria a receber a prazo, a uma taxa de juros a partir de 0,5%, o que garante um valor líquido de R$ 443.216,19, enquanto as taxas praticadas pelos bancos giram em torno de 5,19%, o que corresponde a um valor de R$ 376.235,72, ou seja, R$ 110.086,59 a mais do que utilizando o empréstimo de capital de giro dos bancos tradicionais, somadas as vendas à vista.
Outra vantagem apontada pelo diretor de Vendas da iCertus é o direcionamento do tempo gasto para negociação de prazo e valor de pagamento para novas vendas. “Como 25% do tempo é despendido apenas para negociar com o cliente, ao antecipar os recebimentos o empresário pode direcionar essa atenção para vender mais, podendo abordar 25% mais clientes, gerar mais 25 vendas e faturar R$ 650 mil sem precisar aumentar o quadro de vendedores e recebendo mais de R$ 615 mil, descontada a taxa de antecipação”, descreve.
Segundo Varejão, o mais interessante desse processo é a estrutura colaborativa criada pelos próprios clientes da iCertus, envolvendo toda a cadeia produtiva. “Vimos o caso de um cliente aumentando em dez, doze, quinze por cento em vendas, e acrescentando mais oito fornecedores, mais sete prestadores de serviço, subindo de uma forma escalada porque todo mundo sobe de forma conjunta. E eles naturalmente acabam indicando nosso software, porque é o que de fato os ajuda nessa aceleração de vendas”, finaliza.
Fonte: Carolina Lara Comunicação