23.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralPasto é dinheiro: conheça a estratégia para produzir a arroba mais barata...

Pasto é dinheiro: conheça a estratégia para produzir a arroba mais barata de 2026

Conforme visto desde o fim de 2025, a antecipação de decisões tem sido o fator primordial para o pecuarista enfrentar o atual momento do ciclo pecuário. Em novembro e dezembro, a MFG Agropecuária alertava que a janela para se fazer a reposição de maneira estratégica estava prestes a abrir. Com a passagem das primeiras semanas de 2026, o cenário não apenas confirmou a análise como mostrou que o manejo do capim deixou de ser apenas uma variável operacional para se tornar o grande diferencial financeiro da safra.

“Neste ano, o lucro da pecuária não será decidido no ‘grito’, mas no manejo. Com o mercado físico e futuro operando em águas calmas no primeiro trimestre, o produtor que esperar apenas por uma explosão de preços para ganhar dinheiro poderá perder a maior oportunidade da safra: a produção de arrobas de baixíssimo custo dentro da própria fazenda”, observa Vanderlei Finger, gerente corporativo de Originação da MFG Agropecuária.

Segundo aponta o gerente, o segredo está na gestão do estoque vivo da propriedade, trocando os lotes que já cumpriram seu papel no pasto por uma reposição de alto desempenho. “O foco continua sendo a otimização da eficiência biológica, que seria direcionar as pastagens para quem entrega a melhor conversão alimentar durante o verão e utilizar o confinamento para acelerar o acabamento de carcaça dos animais com peso de abate”, explica o gerente.

Colheita da “Fruta Madura”

Na pecuária, boi pronto é o mesmo que fruta madura, ou seja, se passar do ponto começa a custar caro. A boiada que atingiu o ganho necessário deve seguir para o frigorífico. Já, para aqueles mais erados e intermediários, que ainda precisam de carcaça, mas já apresentam eficiência decrescente no sistema de pastagens, a terminação intensiva é uma grande aliada do manejo.

Neste cenário, a MFG Agropecuária, com unidades na Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, torna-se uma verdadeira extensão da fazenda. “Ao enviar o gado intermediário para uma de nossas unidades, o produtor limpa a pastagem e abre caminho para o bezerro. No confinamento, aquele animal mais pesado terá a dieta perfeita para uma terminação rápida, enquanto, no pasto, ele cederia lugar aos mais jovens, que são o verdadeiro motor de lucro nas águas”, avalia Finger.

“Poupança” de Massa para o inverno

A estratégia não mira apenas no lucro imediato; é um seguro contra a sazonalidade produtiva. Na sugestão de Finger, ao aliviar a carga animal neste momento e utilizar o confinamento para a engorda, o pecuarista maximizaria o desempenho da reposição. Mesmo com a recente valorização, o bezerro aproveitaria o vigor das águas com muito mais agressividade metabólica, baixando o custo médio da arroba produzida na fazenda.

Paralelamente, ocorreria um ganho crucial no planejamento forrageiro para o restante do ano. “Quem ajustar a pressão de pastejo agora conseguirá manejar a altura do capim e garantir a vedação da pastagem. Isso significa chegar ao próximo período de escassez com uma ‘poupança’ de alimento, garantindo segurança e evitando vendas desesperadas no inverno”, pontua o gerente corporativo de Originação da MFG Agropecuária.

Maior controle financeiro

A lógica é simples. O pecuarista colhe o boi pronto, utiliza a expertise e a escala da MFG para dar o acabamento ideal ao gado intermediário e foca no pasto — o insumo mais barato — na categoria de recria, que entrega ganho de peso com menor gasto financeiro. “Em 2026, sairá na frente o pecuarista que souber ler o tempo do pasto e do animal”, alerta Finger.

O modelo de parceria não é apenas sobre a engorda em si, é uma ferramenta de gestão de inventário. Como expôs Vanderlei Finger, direcionar o pasto para o bezerro e o confinamento para o gado erado e intermediário é a decisão que vai garantir a arroba mais barata do ano, pastagens mais vigorosas e uma fazenda resiliente para enfrentar qualquer adversidade de mercado ou de clima.

Fonte: Robson – Pec Press 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS