Indústria goiana, GSA Alimentos, desenvolve programa de formação profissional e pessoal para jovens aprendizes
O mercado de trabalho está em crise e os jovens são a parcela mais afetada. De acordo com o Ministério da Economia, em 2021, por exemplo, enquanto a taxa geral de desemprego estava em 14,7% em agosto, entre jovens a fatia de pessoas à procura de trabalho era de 31% do total.
No Brasil mais de 35% dos jovens entre 18 e 24 anos não estão no mercado de trabalho ou em uma graduação. Isso coloca o país como o 2º do globo com o maior índice de jovens longe dos estudos e desempregados. Esses dados foram obtidos pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Muitas empresas contratam Jovens Aprendizes e esses têm a oportunidade de entrar em uma empresa e aprender um pouco mais. Para amadurecer esses jovens, que têm entre 14 e 24 anos, a GSA Alimentos, indústria em Aparecida de Goiânia, está implementando o Programa “Passaporte para o Sucesso”, dedicado a todos os aprendizes da empresa.
O objetivo do programa é desenvolver o interesse desses estudantes em seguir carreira na empresa, com o crescimento profissional e pessoal, melhorando as capacidades comportamentais, o trabalho em equipe, a comunicação, enfim, preparando melhor esses aprendizes para o mundo corporativo não apenas com a vivência diária, mas com cursos e palestras.
Mensalmente, a empresa oferece palestras, treinamentos, roda de conversas, apresentações de cases e imersões para esses aprendizes em diversas áreas, como comunicação assertiva, postura corporativa, inteligência emocional, planejamento financeiro, além de estudos de carreiras e profissões, entre outros.
Depois de concluído o programa, que tem previsão de 12 meses, os aprendizes que tiverem 100% de participação na primeira fase do programa e boa avaliação de desempenho serão certificados e participarão de um evento formal de conclusão juntamente com a família.
Regras
É natural que os jovens profissionais cheguem ao mercado de trabalho despreparados e tenham que receber dicas e orientações. “O Programa de aprendizagem é um investimento nesses futuros profissionais, temos vários exemplos de colaboradores na empresa que iniciaram como Jovens Aprendizes e o objetivo é que tenhamos sempre mais”, pontua a Consultora em RH da GSA Alimentos, Catarina Costa.
As aulas do programa iniciaram no mês de fevereiro. A primeira palestra foi com o presidente da empresa, Sandro Marques Scodro, que conheceu todos os aprendizes contando um pouco a história da empresa e a dele, que se misturam. Sandro assumiu a GSA muito jovem, quando a empresa tinha um faturamento pequeno e um portifólio bem diferente do atual. Ressaltou a aquisição da Velly e da Produtos Paulista e a mudança para o novo prédio.
E a aprendiz do financeiro, Marianna Gabrielly Leonel de Souza, de 17 anos, foi uma das presentes. Ela terminou no fim do ano o segundo grau e espera ter melhores condições financeiras para cursar uma universidade, seja de empreendedorismo ou de administração de empresas.
Fonte: MAC Editora e Jornalismo