Alunos da Unicamp têm acesso gratuito a ferramenta digital para análise de informações e melhor tomada de decisões no campo
Por meio de parceria, estudantes da Faculdade de Engenharia Agrícola utilizam plataforma digital da Auravant para ampliar conhecimentos e ter acesso a novas tecnologias
Uma parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a ferramenta digital Auravant possibilita que estudantes tenham acesso a dispositivos que servirão para melhor tomada de decisões no futuro como engenheiros agrônomos. Por meio do programa Parceiros da Unicamp, alunos, funcionários e professores da Faculdade de Engenharia Agrícola agora podem utilizar a plataforma para análise de informações no campo, de forma gratuita, exclusiva e personalizada.
Conforme o professor Lucas Rios do Amaral, os estudantes já estão explorando a ferramenta, tanto na graduação quanto na pós-graduação. “Atualmente, cinco alunos do doutorado utilizam regularmente a ferramenta da Auravant para as pesquisas. Além disso, outros 40 alunos de Agricultura de Precisão usam a plataforma durante a atividade prática da disciplina,” explica Rios.
Ainda segundo o professor, doutor pela ESALQ/USP, a ferramenta digital auxilia, “de uma forma simples”, a aplicação dos conhecimentos teóricos. “Conseguimos ilustrar tipos de análises e de comportamentos dos dados que comentamos nas aulas. Assim, por meio das séries temporais, os alunos conseguem entender como o sensoriamento remoto pode ser utilizado para determinar a dinâmica de uso do solo e comparar facilmente as aplicações de índices de vegetação,” destaca. Outra vantagem é o acesso a tecnologias visando o futuro na profissão. “É uma oportunidade para os alunos conhecerem que tipo de produto os estará aguardando no mercado de trabalho.
A parceria foi firmada no início deste ano entre a universidade e a diretora geral da Auravant para o mercado brasileiro, Sabrina Muñoz, e tem prazo de dois anos prorrogáveis. “Ficamos extremamente felizes em participar do programa com a Unicamp, colaborando com a ampliação de conhecimento e melhor tomada de decisões no campo. Somamo-nos aos conceitos e boas práticas da agricultura de precisão no Brasil, para produzirmos cada vez mais, melhor e de maneira sustentável,” ressaltou Sabrina.
Fonte: Paulo Roberto D Agustini