O Sistema FAPE/SENAR/SINDICATOS-DF, em parceria com o Banco do Brasil, promove nesta quinta-feira (17), mais uma edição do Circuito de Treinamento Agro. Desta vez, o dia de campo irá abordar o tema agricultura orgânica e será realizado em Santa Maria (DF), na Chácara Cultivida.
O Circuito Agro é uma iniciativa do Banco do Brasil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que visa promover a capacitação e o desenvolvimento de produtores rurais e trabalhadores do campo, por meio de cursos, treinamentos e workshops em diversas áreas relacionadas à agropecuária.
A ação é composta por uma série de eventos, realizados em diversas regiões do país, com a participação de especialistas e técnicos das duas instituições, que compartilham conhecimentos e experiências com os produtores rurais e trabalhadores do campo, interessados em aprimorar seus negócios e conhecimentos em temas como gestão rural, boas práticas agropecuárias, tecnologias aplicadas ao agronegócio, entre outras, de forma a aumentar a produtividade e a rentabilidade de suas atividades.
SENAR-DF projeta oito ações para 2023
Esse é o quarto dia de campo realizado neste formato em 2023, no Distrito Federal, em parceria com o SENAR-DF. O primeiro foi sobre bovinocultura, o segundo falou sobre fruticultura e o terceiro evento abordou a cadeia da piscicultura. Esse ano estão previstos, no total, oito dias de campo do Circuito Agro.
O superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter, ressaltou a importância dessa parceria. “Nós levamos até o produtor rural, sempre em uma propriedade estratégica e referência naquela atividade, temas que são importantes para aquela cadeia produtiva. Damos um panorama geral sobre a atividade e falamos de temas que estão em alta e de novas tecnologias para os produtores”, explicou
Ele também lembrou que é um momento para fazer contatos e troca de experiências entre os participantes. “Vão estar presentes, produtores que já conhecem e recebem assistência do SENAR-DF e que tem a possibilidade de fazer essa troca de informações, esse networking com novos produtores ou aqueles de outras atividades que querem ingressar na cadeia de orgânicos”, ressaltou o superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter.
O Dia de Campo Circuito de Treinamento Agro Agricultura Orgânica será dividido em cinco estações que irão tratar dos seguintes temas: preparo do solo e adubação orgânica; sistema de irrigação por aspersão e gotejamento; manejo da cultura do tomate e manejo da cultura do morango.
Fonte: Circuito de Treinamento agro / Etapa Agricultura Orgânica