27.9 C
Jatai
InícioNotíciasAgriculturaParaná já registra mais de 100 casos de ferrugem asiática nesta safra...

Paraná já registra mais de 100 casos de ferrugem asiática nesta safra de soja

Produtores estão aplicando mais fungicidas para tentar segurar a doença. Clima úmido é principal fator para maior incidência.
Na propriedade de Moacir Belinato, em Barbosa Ferraz, no Paraná há alguns anos a ferrugem asiática não aparecia. Entretanto, nesta safra, o clima chuvoso e nublado favoreceu a incidência da doença e aumentou os gastos com pulverizações. Até agora, já foram registrados mais de 100 casos da doença em todo o estado, 20% a mais que o total verificado na safra anterior.
No município que Belinato tem propriedade, um único caso foi registrado, conforme levantamento do Consórcio Antiferrugem, liderado pela Embrapa. provavelmente este caso se refere à área do produtor. “Na nossa região há alguns anos não tínhamos problemas com a ferrugem. Mas, com esse clima chuvoso, ela apareceu”, diz ele.
Por lá, ele cultivou 300 hectares com a oleaginosa e teve que fazer uma aplicação a mais para segurar o avanço da ferrugem. “Normalmente fazemos 2 aplicações preventivas. Quando percebemos o problema, fizemos mais uma e controlamos a doença. Agora, se o tempo ajudar, faremos a dessecação da área e começaremos a colher”, diz o produtor.
O município de Barbosa Ferraz nem de longe é o caso mais sério do Paraná. Outras cidades registraram bem mais casos como: Cascavel (5 casos), Toledo (5), Corbélia (4) e Arapoti (3). Ao todo, o Paraná já registrou 104 casos, contra 87 de todo o ano passado. Se seguir nessa toada, muito provavelmente o estado superará a marca registrada em 2015/2016 (106 casos) e 2012/2013 (112). Ainda assim, dificilmente baterá a marca histórica de 291 registros de 2010/2011.
Por: Daniel Popov
Fonte: Canal Rural

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS