A BP Bunge Bioenergia, uma das líderes nacionais em etanol, açúcar e bioeletricidade, realizou nesta terça-feira (11/06) a segunda edição do Encontro Allia de Fornecedores de Cana-de-Açúcar, evento que reúne parceiros que fazem parte do Programa Allia, estruturado em 2021 pela empresa com o objetivo de oferecer soluções para melhorar a rentabilidade dos fornecedores, por meio de benefícios como incentivos comerciais de longo prazo e mecanismos que ampliam a estabilidade do planejamento dos negócios.
A realização do evento visa estreitar o relacionamento com os fornecedores, público estratégico para a companhia, e apresentar novas ferramentas e tecnologias que auxiliem no desenvolvimento de seus negócios. Na primeira edição do encontro, realizada em 2023, o foco foi uma apresentação sobre a visão e objetivos da empresa, assim como uma reflexão sobre perspectivas e desafios do setor; já este ano o evento trouxe um novo enfoque, voltado à transmissão de conhecimento prático e tecnológico aos fornecedores, com abordagem de novas ferramentas voltadas à potencialização das suas atividades.
Na programação estiveram palestrantes convidados, como Fernando Degobbi, CEO da Coopercitrus, que falou sobre as alternativas e vantagens comerciais concedidas pela companhia a produtores de cana parceiros da BP Bunge, incluindo a facilitação de crédito e a compra de insumos com condições diferenciadas. Além disso, Rogério do Nascimento, consultor técnico da Planiagro, abordou o manejo de pragas no canavial, com foco no bicudo da cana-de-açúcar (Sphenophorus levis).
O evento, no qual estavam presentes cerca de 200 pessoas, contou ainda com a participação do CEO da BP Bunge, Geovane Consul, que trouxe um panorama sobre os negócios da companhia e suas metas de crescimento sustentável; de Ricardo Carvalho, Diretor Comercial e de Originação, que falou sobre as oportunidades comerciais geradas na parceria com os fornecedores; Luciana Torrezan, Gerente de Inteligência de Mercado, que apresentou uma visão dos mercado de açúcar, etanol e grãos; Rogério Bremm, Diretor Agrícola, que mediou um painel sobre produtividade; além de Marcelo Annes, Superintendente de Originação, e Arthur Machado, Gerente de Planejamento e Negócios de Originação, que focaram em ações do Programa Allia.
O evento marcou ainda a apresentação de um novo portal lançado pela BP Bunge que proporciona aos fornecedores acesso a dados como colheita e posição financeira, facilitando a gestão e otimização das operações. “O portal Allia oferece transparência e agilidade para que os fornecedores possam facilitar suas operações diárias”, comentou o diretor Ricardo Carvalho.
“Nosso objetivo é oferecer um cardápio ampliado de apoio aos nossos fornecedores. Por isso, no evento deste ano focamos na apresentação de ferramentas com potencial de facilitar o dia a dia desses parceiros que representam um público prioritário para a nossa companhia. O crescimento deles é também o nosso, por isso a proximidade proporcionada por momentos como este é tão importante”, disse o Diretor Comercial e de Originação da empresa.
Premiação dos melhores fornecedores
Uma das grandes novidades desta edição foi a premiação dos melhores fornecedores de cana-de-açúcar da última safra (2023/2024), reconhecidos pela BP Bunge em três categorias diferentes: Produtividade do canavial, Regularidade na entrega de matéria-prima e ESG.
“Nossos fornecedores de cana-de-açúcar são parceiros estratégicos, aos quais atribuímos parte do sucesso do nosso negócio. Por isso consideramos tão importante promover este reconhecimento da excelência do trabalho realizado, como uma forma de também fortalecer nossas relações e torná-las cada vez mais sólidas”, explicou o Superintendente de Originação, Marcelo Annes, que conduziu a premiação.
Os fornecedores premiados participaram de um painel final, junto com o Diretor Agrícola Rogério Bremm, em que compartilharam as experiências e práticas que os levaram a um alto desempenho de seus negócios.
Fonte: Paula Bueno