22.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralOferta de vagas na agricultura oferece oportunidades para brasileiros que pretendem imigrar...

Oferta de vagas na agricultura oferece oportunidades para brasileiros que pretendem imigrar para os EUA

São milhares de vagas de emprego no setor que sofre com a escassez de mão de obra

Durante décadas, trabalhadores agrícolas imigrantes ajudaram a alimentar os Estados Unidos. Mas o setor enfrenta uma escassez crônica de mão de obra que foi exacerbada pela pandemia do COVID-19. O país sabe que modernizar o programa de vistos temporários e estabelecer um caminho para a cidadania para trabalhadores agrícolas é urgente e necessário para proteger os que atuam em áreas rurais e suas famílias, além de garantir o futuro desta indústria que é essencial nos EUA.

Além de colocar comida nas mesas dos americanos, a agricultura impulsiona a economia e sustenta as comunidades. Os setores de alimentos e de agricultura são uma indústria de US$ 1,053 trilhão. Todos os estados estão envolvidos na produção de alimentos, mas Califórnia, Iowa, Texas, Nebraska e Minnesota representam mais de um terço do valor total da produção agrícola dos EUA. Enquanto alguns setores, como a pecuária, estão espalhados por todo o país, outros estão concentrados em determinadas regiões, como alface cultivada no Arizona ou avicultura em estados do sudeste, como Geórgia e Alabama.

Os imigrantes representam cerca de 73% dos trabalhadores agrícolas nos Estados Unidos hoje. Mesmo antes do surto da COVID-19, as fazendas dos Estados Unidos enfrentavam uma crise crônica de escassez de mão de obra. A American Farm Bureau Federation estima que, no total, a agricultura dos EUA precisa de 1,5 a 2 milhões de trabalhadores contratados a cada ano. Os agricultores têm lutado para preencher essas posições. Em 2019, 56% dos agricultores da Califórnia relataram não conseguir encontrar todos os trabalhadores de que precisavam nos últimos cinco anos.

A oferta de vagas abre muitas oportunidades para brasileiros que buscam imigrar para os Estados Unidos. Segundo Leonardo Freitas, especialista em imigração e CEO da HAYMAN-WOODWARD, consultoria especializada em mobilidade global, muitos brasileiros procuram a agricultura nos EUA como meio de trabalhar legalmente, por meio do visto H-2A. “A agricultura é uma das três principais fontes econômicas dos Estados Unidos. Atualmente são cerca de 35 mil vagas de emprego. Além de poder trabalhar legalmente nos Estados Unidos é uma oportunidade para muitos brasileiros ajudarem suas famílias no Brasil”, afirma.

Em 2021, a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou a Lei de Modernização da Força de Trabalho Agrícola. O projeto modernizou o programa de vistos H-2A e estabeleceu um caminho para o status legal e a cidadania para certos trabalhadores rurais que ainda não estavam devidamente documentados no país. A demanda por esses vistos triplicou na última década.

Fonte: Jamila Araujo -Mosaike

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS