12.8 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralOeste da Bahia tem duas representantes no grupo Forbes Mulher Agro (FMA)

Oeste da Bahia tem duas representantes no grupo Forbes Mulher Agro (FMA)

Duas lideranças femininas do Oeste da Bahia integram o Forbes Mulher Agro (FMA), grupo criado pela emblemática publicação, para discutir a agenda do setor rural, e que congrega 40 mulheres, representantes de diversas cadeias produtivas agrícolas do Brasil. A vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto Costa, e a vice-presidente da Federação da Agricultura da Bahia (Faeb), Carminha Gatto Missio, ambas, produtoras rurais e empresárias atuantes, com grande representatividade na região e no estado. Na noite de 02 de maio, durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), elas participaram do jantar, oferecido pela Forbes, para o lançamento do FMA.

O FMA é um espaço de mulheres influenciadoras, e partiu da constatação, pelo grupo editorial, do crescimento da presença feminina nas posições de decisão. “O agro, que puxa a economia do país, tinha que ter uma presença importante dentro disso (a decisão de criar a Forbes Agro) e as mulheres, também”, afirmou Antonio Camarotti, CEO e publisher da Forbes no Brasil. A jornalista e editora da Forbes Agro, Vera Ondei, ressalta que a revista tem acompanhado de perto a história dessas mulheres protagonistas. “Já publicamos a Lista Forbes 100 mulheres poderosas do agro, em 2021, que se pautou por mostrar como é diverso o mundo feminino das lideranças do setor”, explica.

Para Alessandra Zanotto Costa, representar as mulheres do agro do Brasil não é um objetivo em si, mas a consequência de um trabalho e de um posicionamento que reflete a história de muitas outras mulheres do setor. “Muitas de nós somos a segunda geração numa família sem sucessores homens, ou nos destacamos, com conteúdo e coragem suficientes para nos manifestar, mesmo em meio à maioria masculina. Estudamos para isso e acumulamos experiência, em nosso dia a dia, para defender as nossas opiniões. Não queremos estar à frente nem a reboque de ninguém. Se pudermos inspirar outras mulheres, ficaremos muito contentes e o agro só tem a ganhar”, afirma Alessandra, que é sócia-diretora do Grupo Zanotto.

Carminha Gatto Missio, gestora e sócia-fundadora do Condomínio Santa Carmem, lembra a importância da cidade para amplificar a importância do agro. “Reunir mulheres do agronegócio em um grupo como o FMA é importante para aproximar campo e cidade. O papel da mulher é muito relevante, mas nada começa no campo. Tudo começa na área urbana e se expande para as cidades. Quanto mais nos tornamos referência e luz para outras mulheres, maior se torna nossa responsabilidade”, considera Carminha.

Fonte: Catarina Guedes

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS