O 40º Encontro Estadual de Formação para Professores de Ensino Agrícola, que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2025, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, terá uma extensa programação de atrações para compartilhar conhecimento, experiências e formação para docentes do ensino técnico agrícola. O Encontro de Professores é promovido pela Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea), e volta a Porto Alegre após seis anos.
No período do Encontro haverá painéis e oficinas, entre outras atrações. Um desses painéis será “Clima e Solos”, na sexta-feira, 28 de novembro, com os professores doutores Michael Mazurana, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e o diretor do Sindicato da Indústria do Calcário do Rio Grande do Sul (Sindicalc), Roberto Zamberlan. O mediador será o vice-presidente Administrativo da Agptea, professor Celito Lorenzi.
Zamberlan adiantou que sua palestra irá comentar as novas recomendações da Comissão de Química e Fertilidade do Solo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – Núcleo Regional Sul, Embrapa e Rede Técnica de Cooperativas (RTC). “Estaremos apresentando as novas recomendações para uso adequado do calcário agrícola. Nós ficamos por mais de 30 anos sem novas recomendações e agora vamos precisar nos adequar rapidamente a essas novas”, ponderou.
Entre as recomendações que serão referidas estão: realizar análise do solo, escolha do tipo/qualidade do calcário, cálculo da dose e profundidade da correção, e forma da aplicação e integração com o sistema produtivo e solo local. O painel “Clima e Solos” começará às 8h30min, do dia 28 de novembro.
Fonte: AgroEffective Assessoria de Imprensa



