Outro dia, eu estava conversando com um produtor de cafés especiais, com forte produção de bourbon amarelo, e ele me descreveu, com entusiasmo, quais os diferenciais de sua propriedade, centrada em agricultura natural e com grande intensidade sustentável.
Em determinado momento, ele me questionou sobre a importância do marketing para o agro. Disse ele: “Capella, pra que serve o marketing?”.
Essa pergunta é realmente interessante. No caso de uma produção de café, o marketing ajuda os grãos a ganharem visibilidade e exposição no mercado. Ou seja, mais pessoas, mais consumidores, irão conhecer o produto.
A visibilidade é o ponto inicial do marketing, sem ela o marketing não acontece.
Na sequência, é importante destacar atributos de credibilidade. Neste estágio, agricultura natural e sustentabilidade são pontos importantes.
A visibilidade e a credibilidade contribuirão para o café especial despertar interesse e desejo dos consumidores.
Todas essas etapas (visibilidade, credibilidade, interesse e desejo) ajudarão o produtor rural a ter novos negócios e lucrar mais.
É a força do marketing! É a força do agro!
(*) Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Com artigos e livros sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior, Capella é palestrante e influenciador digital do agronegócio. Também é editor do site Marketing no Agronegócio (www.marketingnoagronegocio.com.br) e do site Agro no Varejo (www.agronovarejo.com.br)
Fonte: Ação Estratégica