A quantidade de nutrientes oferecida à vaca durante a gestação influencia o desenvolvimento fetal, podendo impactar em toda a vida produtiva da progênie. Segundo o zootecnista Victor Fonseca, coordenador técnico de bovinos de corte da MCassab Nutrição Animal, “o programa nutricional oferecido à vaca durante a gestação pode impactar o desempenho de sua progênie em aspectos como peso vivo ao nascimento, desmama, final da terminação em confinamento, composição química da carcaça, qualidade da carne, além do peso pré-puberdade, idade à puberdade e taxa de prenhez.”
Com o objetivo de melhor explicar os impactos da nutrição durante a gestação, Fonseca analisa os três períodos da gestação. “No primeiro terço da gestação, entre 1 e 3 meses, a placenta e os principais órgãos do feto começam a se formar, assim como as primeiras fibras musculares. No segundo terço, de 4 a 6 meses, o feto desenvolve a maior parte das fibras musculares, que são importantes para a expansão dos músculos, e também inicia a formação dos tecidos responsáveis pelo armazenamento de gordura. Já no último terço, entre 7 e 9 meses, o feto se desenvolve consideravelmente, devido ao crescimento das fibras musculares já formadas, como também acumula gordura, a qual pode ser associada a classificação do marmoreio e por sua vez a qualidade da carne”.
O especialista da MCassab destaca que dietas balanceadas e fornecidas em quantidades adequadas de acordo com cada período de gestação são importantes para garantir uma gestação saudável, para a vaca e o feto. “Isso tanto é verdade que em determinados níveis de restrição alimentar o feto prioriza o desenvolvimento de alguns órgãos vitais (cérebro e coração) em detrimento do tecido muscular. Da mesma forma, a restrição nutricional durante o terço inicial da gestação pode comprometer o desenvolvimento da placenta, como também os órgãos reprodutivos, podendo afetar a fertilidade futura da cria “, detalha.
Além disso, se a vaca for submetida a restrição nutricional durante os dois últimos terços da gestação pode haver implicações negativas no ganho de peso diário das progênies ao longo da vida, fato que pode ocorrer devido a limitação da quantidade de fibras musculares que foram desenvolvidas durante a restrição nutricional durante gestação.
Com a finalidade de cuidar da saúde e do bem-estar dos bovinos, a MCassab Nutrição e Saúde Animal oferece produtos e serviços que auxiliam os produtores nas rotinas da propriedade rural. “Considerando as particularidades de cada fazenda e o conhecimento aprofundado sobre o impacto da nutrição nas diferentes fases da gestação, os especialistas da MCassab estão aptos a elaborar planos nutricionais personalizados, com o objetivo de otimizar o desempenho do rebanho e contribuir com o aumento da lucratividade do negócio.
“O mais importante nesse tipo de serviço é que contamos com uma equipe amplamente preparada, a qual conhece genuinamente o sistema de produção de bovinos de corte, como também são especialistas em nutrição de ruminantes. Trabalhando em conjunto com os pecuaristas conseguimos definir os protocolos nutricionais ideais para os diferentes rebanhos nos diferentes períodos do ano”, ressalta Victor Fonseca.
Fonte: Graziele Oliveira – Grupo Texto