23.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralNutrição adequada é decisiva para o desenvolvimento muscular de potros

Nutrição adequada é decisiva para o desenvolvimento muscular de potros

O desenvolvimento muscular dos equinos acontece, principalmente, em seus primeiros meses de vida, quando músculos e esqueleto estão em plena formação. Esse é um período crítico e o criador deve redobrar suas atenções ao fornecimento de nutrientes para o animal. “Em caso de deficiência na dieta, os prejuízos podem ser permanentes para toda a vida do cavalo, que não conseguirá atingir seu potencial na construção muscular e consequentemente no esporte”, explica a médica-veterinária Julia Izoldi, coordenadora nacional da linha Equistro da Vetoquinol Saúde Animal.

O pós-desmame é o momento mais decisivo, pois o potro precisa receber alimentação de qualidade, já que o leite materno se torna incapaz de atender às exigências nutricionais do animal. A interpretação correta da chegada desse período ajuda no planejamento de uma dieta rica em nutrientes essenciais. Dessa maneira, é possível promover uma transição alimentar que contribui com o desenvolvimento do potro.

“A mudança da dieta do leite materno para uma alimentação sólida exige adaptação do trato digestivo do potro, que deve ser bem feita, pois ele pode acabar tendo problemas que o impactam nesse momento tão importante, caracterizado por grande demanda de energia e proteína, como redução no apetite, risco de diarreia e perda de peso. Essas condições impactam a digestão e a construção muscular”, destaca Júlia. “Nos primeiros meses de vida, o sistema digestivo e enzimático de potros passa por um processo crítico de maturação”.

Há ainda impactos de estresse fisiológico e imunológico com a separação da mãe e o manejo necessário para mudança de local onde ele agora viverá. Nessas situações, os animais tendem a ter redução no apetite e queda importante da absorção de nutrientes, o que inibe a síntese de proteína. “Por isso, o criador deve unir um manejo cuidadoso e o fornecimento de uma dieta proteica completa para não ter prejuízos no futuro”, orienta a veterinária.

Aliada das boas práticas que contribuem com o desenvolvimento muscular de potros, a suplementação é uma das principais ferramentas recomendadas. Destaque para o pacote nutricional que reúne duas ou mais tecnologias, como é o caso do Protocolo para Potros, constituído por Mega Base® Junior e Myo Power® Pellet.

“Indicamos esse protocolo com dois suplementos de destaque da Vetoquinol que compõem a reconhecida mundialmente Linha Equistro. Mega Base® Junior fornece cálcio, fósforo, vitaminas e outros minerais importantes. Já Myo Power® Pellet conta com proteínas de rápida absorção, o aminoácido L-leucina e outros 18 tipos de aminoácidos determinantes para essa fase dos potros”, detalha Lucas Croffi, gerente de produto da Vetoquinol.

Indicado para potros de 30 dias a 36 meses, o protocolo é um aliado importante da boa alimentação e do manejo racional para formar animais adultos resistentes, bem desenvolvidos e com menor probabilidade de se lesionar.  

Fonte: Irvin Dias 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS