20.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralNovo programa da ApexBrasil vai impulsionar 450 cooperativas de todo o país...

Novo programa da ApexBrasil vai impulsionar 450 cooperativas de todo o país no comércio exterior

Com o objetivo de ampliar a atuação das cooperativas brasileiras no mercado internacional, especialmente as da agricultura familiar, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou, nesta quinta-feira (11/12), em Salvador, o Programa Cooperar para Exportar, que vai atender 450 cooperativas em 2026. A iniciativa, desenvolvida com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prevê capacitação, qualificação para exportação e participação em feiras, missões e rodadas de negócios internacionais.  

O anúncio foi realizado durante a abertura oficial do Exporta Mais Brasil – Cooperativas, no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), com a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira; além de lideranças locais, representantes de cooperativas e parceiros institucionais. 

“Do total de 450 cooperativas incluídas, 200 estarão no Qualifica Exportação, nosso programa de habilitação para a exportação. Outras 250 vamos levar para feiras, eventos internacionais e rodadas de negócios promovidas pela Apex. É uma proposta clara, construída coletivamente”, explicou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil. 

Viana também reforçou o simbolismo do lançamento na Bahia. “Aqui na Bahia estamos fazendo um grande encontro de cooperativas, firmando parcerias e convênios para dividir essa história do cooperativismo em antes e depois, do ponto de vista das exportações. Nesta semana, trouxemos 30 compradores de 22 países para se reunirem com as cooperativas. Normalmente, os primeiros contratos já surgem nesses encontros, e agora é acompanhar os resultados”. 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a relevância da presença da ApexBrasil no estado e o apoio às cadeias produtivas afetadas pelo tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos. “A Apex já era parceira nossa, mas agora, com o escritório aqui na Bahia e no Nordeste, fortalece ainda mais essa integração. A Apex chegou em um momento importante. Algumas cadeias sofreram com o tarifaço, como a fruticultura, a manga, o pescado, o mel e a uva, e conseguimos superar parte disso. Ainda temos desafios para 2026, mas a chegada da Apex nos deu a garantia de apoio na área de exportação, uma agenda essencial para o estado”, afirmou durante o evento. 

Já o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou os avanços do país e a importância da presença internacional no evento. “Quero cumprimentar os visitantes estrangeiros que vieram ao Brasil conhecer os produtos da nossa agricultura familiar. Trabalhamos para construir um sistema alimentar saudável, que recupere a força da natureza, e por isso estamos direcionando o nosso sistema agropecuário para a agroecologia. Queremos uma nova agricultura, uma agricultura agroecológica, e vamos acelerar todos os instrumentos necessários para impulsionar essa transição”, afirmou. 

Fonte: Graziella Cerveira dos Santos Nunes

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS