A MSD Saúde Animal apresenta ao setor suinícola mais um recurso tecnológico para otimizar a rotina, aperfeiçoar o armazenamento de dados, garantir a assertividade das informações e monitorar os protocolos vacinais realizados no campo. O aplicativo Pigcare Monitoring System (RESPIG) é uma plataforma para monitoria sanitária no frigorífico que permite verificar o nível de controle de doenças respiratórias, como a Pneumonia enzoótica e Rinite Atrófica. Ele foi desenvolvido com base na metodologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA – CNPSA).
“É uma ferramenta proprietária e exclusiva da MSD Saúde Animal que auxilia os médicos-veterinários a realizarem, nos frigoríficos, a monitoria de pulmões e cornetos nasais, com dados assertivos para a análise de sanidade. Facilita o trabalho, com relatórios entregues de forma muito mais ágil, e propicia uma gestão de dados conclusiva e certeira, já que exclui a necessidade de transcrever os dados, que antes eram anotados à mão e estavam mais suscetíveis a erros”, pontua Brenda Marques, gerente técnica da unidade de negócios de Suinocultura da MSD Saúde Animal.
Essas avaliações ainda auxiliam o monitoramento dos protocolos vacinais aplicados nas granjas, se estão sendo eficientes. Brenda também ressalta que o Pigcare Monitoring System (RESPIG) faz todos ganharem com a agilidade das informações, o armazenamento dos dados e a veracidade das análises. “Afinal, além de facilitar o trabalho nos frigoríficos, o produtor garante o monitoramento do rebanho dele, já que terá todo um histórico sobre a sanidade respiratória dos suínos. Ele consegue ter acesso a gráficos com informações sólidas e ricas em detalhes. Ainda, é importante lembrar que, para prevenir, tem que monitorar, e nossa ferramenta permite isso.”
Em funcionamento desde setembro deste ano, o aplicativo já proporcionou cerca de 80 monitorias e a avaliação de mais de 9 mil pulmões. Por enquanto, ele está acessível somente aos clientes e parceiros da biofarmacêutica. “É uma ferramenta de grande valia e que apoia a rotina de acompanhamento dos profissionais do setor. A MSD Saúde Animal, como líder global no segmento PCV-MH, com o portfólio mais amplo e inovador do setor, além de fornecer soluções farmacêuticas e biológicas, bem como oferecer assessoria técnica, hoje dispõe desse recurso tecnológico para auxiliar o cliente a acompanhar a eficiência do protocolo de vacinas”, diz Brenda.
Mais uma facilidade que a empresa oferece às granjas é o AUDVAC, um aplicativo que permite um Checklist de boas práticas de vacinação. Por meio dele, é possível padronizar os processos, mitigar erros e conquistar relatórios precisos, e tudo de maneira ágil. Mais um serviço único e inovador da MSD Saúde Animal para o mercado de suinocultura.
Fonte: Thaís Campos