Os nematoides presentes no solo brasileiro afetam diversas culturas com prejuízos estimados em R$ 35 bilhões anualmente, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN). Somente na soja, esses parasitas causam perdas de cerca de R$ 15 bilhões. Como solução para esse cenário, a Bayer apresenta nesta safra 2021/22 o nematicida Verango® Prime.
“Nossa grande preocupação é mostrar para o produtor os impactos que os nematoides podem causar e quais as ferramentas que estão disponíveis para o manejo. No Cerrado brasileiro, há uma maior ocorrência de nematoides e com maior impacto na produtividade, pois além do sistema intensivo de cultivo, caracterizado principalmente pela monocultura da soja no verão, as características do solo como teor de argila têm um papel importante no fator de multiplicação dos nematoides”, explica Hercules Campos, professor titular de fitopatologia da Universidade de Rio Verde (UniRV).
Até então, as ferramentas disponíveis no mercado para o manejo dos principais nematoides na cultura da soja no Brasil eram essencialmente manejo cultural, varietal e com o uso de produtos biológicos aplicados no sulco de plantio ou via tratamento de sementes. Agora o agricultor poderá contar também com a alta eficácia que o Verango® Prime apresenta devido ao seu ingrediente ativo inédito no Brasil, o Fluopiram, com amplo espectro de controle, além de um perfil toxicológico favorável que o torna compatível com produtos biológicos.
“Pode haver uma convivência saudável e sinérgica entre biológicos e químicos. No entanto, para que essa junção de ferramentas não prejudique a performance dos produtos, é fundamental verificar a compatibilidade entre eles. Os testes mostraram que Verango® Prime é compatível com os principais biológicos do mercado”, explica a nematologista da Bayer, Adriana Figueiredo.
“Verango® Prime protege a planta ao agir contra os principais nematoides presentes no solo do Brasil e, assim, protege o potencial produtivo das variedades, se destacando sobre outras tecnologias disponíveis no mercado. Além disso, possui menor risco para operadores e ao meio ambiente”, destaca Renato Carvalho, gerente de produtos da Bayer.
Segundo o especialista, atualmente, menos de 20% da área de soja no Brasil conta com o uso de nematicidas. “Muitas vezes, os produtores não associam as perdas na safra diretamente aos nematoides. Com nossa nova tecnologia, entendemos que o manejo deve avançar”, explica Carvalho.
Além da soja – Nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus), o Verango® Prime também pode ser utilizado em outras culturas, como o café – Nematoide das galhas (Meloidogyne exigua), a cana-de-açúcar – Nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus zeae) e a batata – Nematoide das galhas (Meloidogyne javanica). Para os próximos anos, a Bayer trabalha para que a solução possa ser estendida para o algodão, o milho e outras culturas de hortifruti.
A solução da Bayer tem sido testada no Brasil há mais de 10 anos. Desde a safra 2019/20, passou também a ter testes junto a agricultores com resultados de destaque. Na última temporada da soja, por exemplo, nas mais de 300 áreas comerciais assistidas, o produto apresentou 70% de vitórias, com uma média de quatro sacas a mais por hectare, no comparativo com o tratamento padrão do agricultor.
Fonte: Noticias Agrícolas