25.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralNova pesquisa revela avanços significativos no melhoramento genético de bovinos de corte...

Nova pesquisa revela avanços significativos no melhoramento genético de bovinos de corte no N/NE do Brasil

A pesquisa GP PAD Norte e Nordeste Nelore 24, conduzida em parceria com a Embrapa, destacou importantes avanços no campo do melhoramento genético de bovinos de corte nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Os resultados desses estudos demonstram que o rebanho dessas áreas apresentam um potencial reprodutivo de elevado padrão. Anteriormente, as análises sobre este aspecto dos animais eram predominantemente baseadas em dados das regiões Sul e Sudeste.

A divulgação dos dados foi feita pela Integral Mix, uma das líderes em nutrição animal do país, e marca um importante avanço no reconhecimento e aprimoramento da qualidade genética desses animais, oferecendo novas perspectivas promissoras para o setor.

A pesquisa envolveu a observação de 35 animais de sete criatórios diferentes, incluindo um da Paraíba, um do Tocantins, três do Pará e dois do Maranhão. Durante cerca de dois meses, os animais foram monitorados no Centro Integral de Nutrição de Pecuária de Corte (Cinpec), que pertence à Integral Mix e está localizado em Paragominas, no Pará.

Neste ambiente de alta tecnologia, os animais permaneceram juntos e receberam a mesma dieta, garantindo condições homogêneas para a análise de Ganho Médio Diário (GMD) e Consumo Alimentar Residual (CAR). A pesquisa teve como objetivo identificar animais da raça Nelore registrados na ABCZ com índice de seleção que destaca características econômicas importantes e geneticamente superiores, conforme o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

Pecuária mais competitiva, sustentável e lucrativa

Segundo o pesquisador Bruno Cabral Soares, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), a avaliação ajuda no fornecimento de subsídios para que os criadores melhorem geneticamente seus rebanhos, tornando-os mais eficientes promovendo uma pecuária mais competitiva, sustentável e lucrativa. “O objetivo é qualificar essa genética para que seja distribuída a rebanhos comerciais, elevando o padrão, que antes era limitado às regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste,” afirma Soares.

A prova foi realizada em um local que dispõe do que há de mais moderno em tecnologia e é inteiramente automatizado. Cada animal foi identificado com um chip eletrônico na orelha para avaliação dos pesquisadores. O sistema de monitoramento do consumo de ração foi efetuado diariamente em tempo real durante 24 horas, por meio de sensores instalados nos cochos.

Segundo Marcos Lima, diretor da Integral Mix, a pesquisa é o começo de um processo que aponta evolução na reprodução de animais de grande potencial. “Esses resultados nos mostram que utilizando tecnologia, e especialistas, é possível garantir uma raça pura, evoluída e com grande potencial de reprodução, valorizando as criações da região Norte e Nordeste e ajudando os rumos de novas pesquisas para o país”, conclui.

Fonte: Giovanna Catanho

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS