O SINDICARNE – Sindicato da Indústria da Carne e Derivados do Estado do Pará, vem pela presente Nota, repudiar veementemente a campanha veiculada pelo Bradesco que, sob a alegação de ser a atividade pecuária grande emissora de dióxido de carbono, incentiva a redução do consumo de carne.
Na verdade, estudos científicos de instituições respeitadas internacionalmente, demostram que o sistema de produção de carne no Brasil tem como resultado a redução dos gases do efeito estufa, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
Há de se considerar ainda, ser o setor agropecuário brasileiro e paraense submetido a uma legislação ambiental rígida, que atua em toda a cadeia produtiva da carne, cujas indústrias estão sujeitas a fiscalizações anuais, cujos relatórios de auditorias estão sujeitos ao crivo do Ministério Público Federal.
Acreditamos que a direção do Bradesco não tenha tido o devido assessoramento técnico ao autorizar a divulgação da referida campanha institucional do Banco, sem nenhuma base científica, prejudica toda uma categoria que gera milhares de empregos e consequentemente renda e impostos, além de contribuir significativamente com a balança comercial brasileira.
Esperamos que o Bradesco não só desautorize a referida campanha institucional, com a suspensão definitiva de sua veiculação, como apresente seu pedido de desculpas formais a um dos setores mais pujantes da economia do estado do Pará e do Brasil.
Belém, (PA), 27 de dezembro de 2021.
DANIEL FREIRE
Presidente do SINDICARNE – PA