Apesar das perspectivas de forte crescimento para o biodiesel no Brasil, os elevados índices de não-conformidade do teor de biodiesel na mistura do diesel, observados nesse mercado são motivo de preocupação. O que vem sendo feito para enfrentar o problema está na pauta da próxima edição da série de lives “Conexão SCA Brasil”, marcada para quarta-feira, 19 de junho.
O Projeto de Lei do Combustível do Futuro e as metas de descarbonização que precisam ser observadas nos próximos anos ampliam ainda mais a importância do tema, que preocupa produtores, distribuidores, vendedores e usuários. Para examinar o momento que atravessa o biodiesel e o crescimento esperado nos próximos anos, o “Conexão SCA Brasil” terá a participação do Head de Biodiesel da SCA Brasil, Filipe Cunha, e dois convidados especiais:
- O superintendente de fiscalização do abastecimento na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Júlio Cesar Nishida;
- O diretor geral do Instituto Combustível Legal (ICL), Carlo Faccio.
Em 2024, o mercado brasileiro de biodiesel está estimado em 46,54 milhões/m3, devendo atingir 55,25 milhões/m3 até 2029, crescendo a uma taxa composta de 3,49% ao ano. A taxa de adição do biodiesel ao diesel convencional tende a aumentar gradativamente, gerando redução de gastos com importação do derivado fóssil e utilização da capacidade ociosa nas usinas de biodiesel já instaladas no país. A próxima alteração no percentual de mistura do biodiesel será em 1º de março de 2025, quando o diesel passará a ter 15% de biodiesel (B15).
Transmitida ao vivo pelo canal da SCA Brasil no YouTube e pela página da empresa no LinkedIn, a série de lives mensais “Conexão SCA Brasil” foi criada para examinar assuntos de destaque no contexto do agronegócio nacional, priorizando temas próximos dos combustíveis renováveis e das compras corporativas em grupo, principais áreas de atuação da SCA Brasil, sem abrir mão de pautas transversais e de ampla relevância. A apresentação do quarto programa da série será do jornalista Adhemar Altieri, da MediaLink Comunicação Corporativa, com produção técnica da Propano Filmes.
Fonte: MediaLink