Ocorreu na gaúcha São Luiz Gonzaga o aguardado dia de campo da empresa Cambaí Sementes, considerada uma das mais importantes sementeiras do Rio Grande do Sul. Com mais de 40 anos no mercado de proteção de cultivos, a Sipcam Nichino Brasil apresentou, em primeira mão, aos participantes do encontro, sua nova Plataforma para tratamento de sementes Seed Pro. O conceito chega oficialmente ao mercado no mês de maio próximo, destinado sobretudo à sojicultura.
Fazem parte da Plataforma Seed Pro os fungicidas Tiofanil® FS e Torino®, além do bioestimulante Abyss®, do polímero Blue 2005 e do pó secante Dry Shine, segundo explica o engenheiro agrônomo Bruno Souza Monção, gerente de marketing. Monção adianta que a Plataforma Seed Pro embute a prestação de serviços ao produtor atrelada a uma estratégia vitoriosa para a proteção de sementes de soja e outros cultivos, como amendoim e trigo.
Conforme Monção, Tiofanil® FS constitui um fungicida sistêmico e de contato, com amplo espectro de ação. Foi destacado entre as inovações do último Congresso Brasileiro de Sementes, descrito pela empresa como o primeiro e único produto formulado para tratamento de sementes à base de multissítio (clorotalonil). Recomendado para soja, enfatiza o executivo, “se situa ainda entre os fungicidas hoje mais utilizados na cultura do amendoim.”
Já Torino®, ele acrescenta, também é descrito como fungicida sistêmico e de contato com amplo espectro de ação. “Favorece o melhor estabelecimento de plantas e potencializa a produtividade da soja. Na mesma cultura, conta com recomendações para as doenças podridão-da-semente, phomopsis, mancha-púrpura, antracnose, podridão aquosa e mofo-branco.”
Ainda de acordo com Monção, ambos os fungicidas se destacaram nos Ensaios de Rede das safras 2022-23 e 2023-24, no levantamento “Eficiência do Tratamento de Sementes de Soja com Fungicidas no Controle dos Principais Fungos de Semente e de Solo”. Nesses dois ciclos da oleaginosa, foram concluídos 80 ensaios liderados pela Embrapa Soja, com a participação de mais de dez consultorias.
O bioestimulante Abyss, complementa Monção, auxilia na germinação, formação de ‘stand’ e desenvolvimento inicial das raízes das plantas.
“Nosso foco é onde tudo começa. A Plataforma Seed Pro está respaldada em amplo trabalho de pesquisa e chegará ao mercado para ajudar o agricultor a tomar as melhores decisões na fase inicial de sua lavoura”, finaliza Monção.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fonte: Fernanda Campos