27.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralMulheres cooperativistas da COMIGO marcam presença na 8ª edição do Congresso Nacional...

Mulheres cooperativistas da COMIGO marcam presença na 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Participando desde a 1ª edição do Congresso, o grupo faz parte do Programa de Formação das Mulheres Cooperativistas da COMIGO e tem como objetivo incentivar e fortalecer a cooperativa e o cooperativismo

O cooperativismo está presente, direta ou indiretamente, no dia a dia. No Brasil, ele se situa em diversos ramos, como agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, entre outros. Seu principal objetivo é promover, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico, social, individual e coletivo, sempre de maneira sustentável e equilibrada.

Segundo dados de 2019 da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Brasil tem um total de 5.314 cooperativas e mais de 15,5 milhões de cooperados – em que 82% são pessoas físicas e 18% pessoas jurídicas.

Além disso, 2.522 dessas cooperativas têm mais de 20 anos de atuação, comprovando sua importância e força, mesmo com o passar do tempo.

Toda essa presença é marcada, também, com o aumento de mulheres nas organizações. Um exemplo é o Programa de Formação das Mulheres Cooperativistas da COMIGO (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano), que além de fomentar o desenvolvimento e atuação feminina na área, promove uma caravana para o CNMA, desde 2016, em sua primeira edição.

A Analista de Desenvolvimento de Cooperados, Siomara Martins de Oliveira, é responsável por toda essa movimentação e conta que o Programa teve início em 2015. “Por meio dele, buscamos estimular atitudes, habilidades e competências necessárias para a melhor atuação feminina no quadro social da cooperativa e promover a sustentabilidade do setor. Com a formação dessas mulheres, conseguimos fomentar o envolvimento e a participação delas na Cooperativa, com a projeção de potenciais cooperadas e lideranças, a ampliação do comportamento empreendedor, o protagonismo dentro da propriedade e uma maior fidelização da família associada.”

O programa é uma formação de seis meses e, de acordo com Siomara, mesmo quando chega ao final, as mulheres não param. E foi pensando nisso que montaram a Comissão das Mulheres Cooperativistas da COMIGO, onde realizam várias atividades junto a Cooperativa desde ações sociais, divulgação da Cooperativa, até mesmo montando as turmas para formação do ano seguinte.

“Elas recebem treinamentos específicos para a Comissão, estão presentes em grandes eventos, como o CNMA, e algumas são convidadas a participar do Conselho de Administração e Fiscal da Cooperativa, ou seja, passam a ter uma maior visibilidade, força e liderança”, explica.

Amigas de longa data
Já imaginou uma viagem de quase mil quilômetros só de mulheres em busca de conhecimento, troca de ideias e inspiração? É isso o que ocorre com as cooperadas da COMIGO, que participam do CNMA desde 2016, em sua primeira edição.

“Foi notório a repercussão positiva entre as cooperadas. No ano seguinte, em 2017, levamos outra turma, mas as que tinham ido no ano anterior foram também, por conta própria, e disseram que foi um diferencial na vida delas, pois tiveram alguns “starts” e foram estimuladas a saírem da zona de conforto, já que o Congresso dá essa condição de vislumbre, com o encontro de mulheres que se inspiram umas nas outras, cases de sucesso e muito mais”, compartilha.

Mas essa organização para ir ao CNMA tem um pré-requisito: participar da Formação das Mulheres Cooperativistas ou estar na Comissão das Mulheres Cooperativistas. A COMIGO subsidia 100% das despesas e, para este ano, são esperadas 69 mulheres.

“Quando iniciamos o curso, agora em maio, elas já sabem do Congresso e ficam sintonizadas e cheias de expectativas quanto a programação do evento, quem são os palestrantes, que dia vamos sair, como vai ser nossa camisa esse ano. E seguem nesse clima animado durante os seis meses. É contagiante. Depois do evento, elas sempre retornam cheias de planos, de novas amizades e repleta de ideias e perspectivas.”

Para finalizar, Siomara deixa um recado para todas as mulheres. “Nós somos sinônimo de luta, coragem, fazemos a diferença onde quer que seja, no meio rural ou na cidade. Somos empreendedoras natas, protagonistas, transformadoras e peças-chave no desenvolvimento do agro.”

Fonte:  Nathalia Luperini

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS