19.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralMudanças estruturais na cadeia do leite no Brasil

Mudanças estruturais na cadeia do leite no Brasil

A produção de leite brasileiro tem passado por profundas modificações estruturais nos últimos anos. Em 2012, por exemplo, o primeiro compost barn foi instalado no país. Em 10 anos, o sistema ganhou cada vez mais adeptos, disseminando-se por todo território nacional, podendo ser encontrado desde grandes até em pequenas fazendas leiteiras.

Apesar da crescente adoção dos sistemas de confinamento, as propriedades à pasto e aquelas que utilizam mais de um sistema de produção também estão presentes no país. Existe uma grande e complexa heterogeneidade dos sistemas de produção e dos tipos de alojamentos utilizados, comum para um país com dimensões continentais. É possível observar essa diversidade até nas 100 maiores fazendas de leite do Brasil em 2021, de acordo com o ranking Top 100 2022, realizado pelo MilkPoint (Figura 1).

                                   

Além de interferir diretamente na rentabilidade do produtor, os sistemas de produção, em especial o crescimento exponencial do compost barn, podem modificar a estrutura da cadeia primária do leite nacional, influenciando na sazonalidade da produção.

Nestes sistemas, a produção cresce em momentos em que o clima está mais ameno e seco, com maior conforto para as vacas. Com isso, devido à expansão do compost barn, já é possível observar uma redução da sazonalidade da produção de leite no Brasil (normalmente com pico no “período das águas”), e que tende a ser ´invertida´ no futuro. Neste ponto, a grande transformação da estrutura da produção de leite nacional afeta a oferta de leite no campo, e consequentemente a dinâmica de mercado.

As modificações da cadeia do leite e o futuro do setor serão os direcionadores das discussões do Interleite Brasil 2022, maior simpósio da pecuária leiteira nacional. Este ano, com a correalização do Sistema Faeg/Senar – GO, do Sebrae-GO e do Governo de Goiás e demais apoiadores, o Interleite Brasil 2022 chega à 20ª edição para fazer desta a maior e melhor da história!

Pela primeira vez realizado no Brasil Central, em Goiânia, nos dias 03 de 04 agosto, com 23 palestras ministradas por técnicos, especialistas e produtores, distribuídos em cinco painéis temáticos, abordaremos temas fundamentais para o leite brasileiro: tecnologia, sistemas de produção, gestão de pessoas e processos agenda ambiental, índices de produtividade, rentabilidade e muito mais!

No dia anterior, 02 de agosto, também em Goiânia, ocorrerão três eventos paralelos: Fórum MilkPoint Mercado, Jantar dos Top 100 e workshops exclusivos ministrados por especialistas. O melhor conteúdo, o melhor networking, a melhor feira de negócios, a melhor experiência: Interleite Brasil 2022!

Ainda não fez a sua inscrição? Acesse nosso site, confira detalhes e faça agora mesmo! Vamos juntos? Te espero em Goiânia, nos dias 03 e 04 de Agosto.

Fonte: Interleite Brasil 2022

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS