28.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralMudança climática pode reduzir área produtiva da Colômbia

Mudança climática pode reduzir área produtiva da Colômbia

Uma nova pesquisa realizada pelo Consultative Group on International Agricultural Research (CGIAR) descobriu que a área adequada para o cultivo de arroz na Colômbia poderia ser reduzida de 4 milhões para 1,8 milhões de hectares até o ano de 2050. Esse fato só pode ser evitado se as mudanças climáticas forem controladas nos próximos anos.

O artigo “A mudança climática favorece a produção de arroz em áreas mais altas da Colômbia”, publicado na revista Mitigation and Adaptation Strategies for Global Change, é o primeiro de seu tipo a ser realizado para o cultivo de arroz na Colômbia. Isso define as áreas como adequadas ou inadequadas para o cultivo de arroz na Colômbia, no presente e no futuro.

Os pesquisadores consideraram as cinco zonas onde o arroz é cultivado no país definido pela Federação Nacional dos Produtores de Arroz (Fedearroz), Bajo Cauca, Centro, Llanos Orientales, Santanderes e Costa Norte. Nessas áreas, foram analisadas diferentes variáveis bioclimáticas (precipitação, temperatura), variáveis topográficas (declividade, altitude) e solo (lodo, areia e argila), a fim de conhecer suas condições atuais e como elas se modificarão sob os efeitos da mudança climática.

“Por exemplo, a temperatura média anual para áreas preparadas para o futuro será de 27°C, há uma diferença de aproximadamente 0,7°C em relação à temperatura atual. Agora, em termos de precipitação anual acumulada, há uma diferença de aproximadamente 300 mm, ou seja, no futuro as áreas atualmente adequadas para cultivo teriam 300 mm a menos de disponibilidade de água da chuva”, explica o pesquisador Fabio Castro, autor principal do estudo.

Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottems

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS