26.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralMorre o artesão e radialista Nico Miranda

Morre o artesão e radialista Nico Miranda

Morreu na madrugada desta segunda-feira, dia 13, em Jataí, aos 75 anos, o radialista e artesão Nicodemos Souza de Miranda, mais conhecido como Nico Miranda. No domingo, dia 12, ele foi submetido a uma cirurgia na vesícula, que acabou ocasionando complicações. Às 2 horas da manhã, a família foi comunicada de seu falecimento.

Nascido em Serranópolis, em 1948, Nico Miranda vivia em Jataí há quase quatro décadas. Trabalhou no jornalismo e no entretenimento na Rádio Difusora durante muitos anos, apresentando programas noticiosos e musicais, valorizando os artistas locais. Passou ainda pela Rádio Interativa. Promoveu várias edições do Troféu Carro de Boi, com enfoque na cultura da região.

Artesão de grande talento e habilidade, foi agraciado pela Câmara Municipal de Jataí com a exposição permanente de seus trabalhos no saguão do Palácio das Abelhas nos anos 2000. Suas peças em cabaças continuam em exibição no local.

Sua arte foi reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que selecionou, em 2012, entre as 13 obras de excelência produzidas por artesãos dos países que compõem o Mercosul, a escultura Santa Inanimada, feita com cabaças de forma manual e sem qualquer aparelhagem industrial.

Em 2015, cerca de 100 de suas obras foram expostas na então sede da Assembleia Legislativa de Goiás, o Palácio Alfredo Nasser, em Goiânia. Também ambientalista, participou de várias audiências públicas na Câmara de Jataí para defender a preservação de nossos mananciais e da vegetação do cerrado, bem como dos animais silvestres.

Nico Miranda usava a técnica denominada de acoplagem, desenvolvida por ele, que, vai dando forma a animais do cerrado, como tartarugas, tatus, onça pintada, pássaros, tamanduá, baronesas, escravos, lamparinas, bolsas, abelhas e imagens sacras, como São Francisco de Assis e a própria Santa Inanimada, obra inspirada em Nossa Senhora Aparecida, da qual era devoto.

O velório está acontecendo na Câmara Municipal de Jataí, no saguão do Palácio das Abelhas. O sepultamento está marcado para as 17 horas, no cemitério Bom Pastor.

Fonte: Câmara Jataí

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS