Pista de Uruguaiana confirma passaporteados para a Morfologia 2021
Criatórios do município se sobressaem no julgamento realizado neste final de semana
A Passaporte Morfológica de Uruguaiana (RS), realizada no dia 29 de maio, no Parque Agrícola e Pastoril, carimbou mais oito passaporteados para o ciclo da Morfologia 2021 da raça Crioula. Promovida pelo Núcleo Flávio Bastos Tellechea, a atividade contou com 64 animais admitidos e julgamento de André Luiz Narciso Rosa. Para o avaliador, além da responsabilidade de selecionar os melhores exemplares, a tarefa ainda carrega a “honra de julgar em uma pista que carrega um grande nome, Flávio Bastos Tellechea, mentores da raça crioula e que traz tamanha qualidade”, destacou.
O título de Melhor Exemplar da Raça foi entregue à também Grande Campeã da Exposição, AS Malke Guerra, da Cabanha Malke. Uma égua que, segundo o jurado, sempre “sobrou em pista”, sendo considerado o mais bem aprumado de todos. Já o Grande Campeão, Chamamé Nochero, “ganhou a pista desde que entrou, caminha muito bem, enfurrado de lombo, impecável na linha de cima, descida de perna e ângulo de garrão”, explicou o jurado. Destaque também para a Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS), que levou a metade das principais escarapelas para a casa, passaporteando três fêmeas e um macho na ocasião.
Camilla Menezes, vice-presidente de Comunicação e Relações Comerciais da ABCCC, também ressaltou a importância da pista de Uruguaiana dentro da Raça Crioula. “Poder reunir todos estes criadores, com todos estes protocolos e cuidados, em uma pista tão importante, prestigiando a nossa raça, é o mais importante neste momento”, disse.
Fonte: AgroEffective