20.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralMinerais proteinatos potencializam produção de proteína animal eficiente e sustentável

Minerais proteinatos potencializam produção de proteína animal eficiente e sustentável

A busca por uma produção de proteína animal mais eficiente e sustentável encontra na nutrição um de seus principais pilares de inovação. Em um cenário de crescentes exigências de mercado e dos consumidores por produtos mais seguros e processos mais responsáveis, a utilização de minerais orgânicos proteinatos desponta como uma solução-chave que alia alta performance zootécnica e menor impacto ambiental. Devido à alta biodisponibilidade desses aditivos, pesquisas científicas demonstram taxas de inclusão 50% inferiores aos padrões da indústria, resultando em redução de custo e menor risco de contaminação ambiental.

“O conceito de sustentabilidade na produção animal evoluiu. Longe da antiga noção de que produzir menos seria o caminho, o foco atual está na eficiência. Se você é eficiente, você é sustentável”, afirma a zootecnista Adriana Nascimento, gerente técnica da Alltech para América Latina. Segundo ela, essa eficiência é vital em um contexto onde os pilares da produção animal se expandiram. “Hoje, além de nutrição, manejo, sanidade e ambiente, nós temos também exigências de produção sem antibiótico e sem organismos geneticamente modificados. Uma produção sustentável envolve ainda ter uma boa rastreabilidade e bem-estar animal”, aponta.

Nesse contexto, os aditivos nutricionais desempenham um papel crucial. Adriana observa que os minerais inorgânicos são caracterizados por baixa absorção, obrigando o uso de altas quantidades nas dietas. “Essa ineficiência resulta em um excesso de minerais que é excretado, tornando-se um contaminante ambiental”, comenta. Por outro lado, os minerais orgânicos proteinatos são formulados para uma melhor biodisponibilidade. “Eles oferecem ao animal a quantidade necessária de microminerais (como zinco, cobre, ferro e manganês) com uma dosagem muito menor e alta absorção, o que reduz a contaminação”, explica a gerente técnica. O menor requerimento de minerais proteinatos frente aos inorgânicos é atestado pelas Tabelas de Nutrição Animal, desenvolvidas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com participação da Alltech, líder global em nutrição animal.

Mais desempenho, menos excreção

Outros estudos revelam que a utilização de Bioplex®, linha de minerais orgânicos proteinatos da Alltech, melhora a performance zootécnica, com maior ganho de peso e eficiência alimentar, ao mesmo tempo que esses aditivos impactam diretamente a sustentabilidade ao reduzir a poluição do solo e da água. “Ao reduzir a quantidade fornecida e aumentar a absorção, a excreção de minerais não absorvidos diminui em torno de 50%”, detalha Adriana. Além disso, outro ganho proporcionado pelos minerais proteinatos é que a otimização da nutrição contribui para a diminuição da pegada de carbono da produção.

Resultados de campo comprovam essa eficácia. Um projeto pioneiro realizado em parceria com a Coopavel em unidades de produção de frangos de corte e matrizes pesadas no Paraná demonstrou uma redução anual de 10,6 mil toneladas de gás carbônico equivalente com uso de minerais proteinatos em substituição total às fontes inorgânicas em um ano. Este volume é comparável à retirada de 7 mil veículos de circulação por ano, ao consumo de energia elétrica de 7 mil residências no mesmo período, ou ainda a 12 mil voos intercontinentais.

“A transição para a nutrição mineral orgânica é um movimento crescente no mercado, impulsionado pelo fato de que a adoção de práticas mais sustentáveis por meio da nutrição não implica em aumento de custo e, em alguns casos, pode gerar até redução”, avalia Adriana. De acordo com ela, “os minerais orgânicos proteinatos representam uma solução robusta, cientificamente comprovada e economicamente viável para que a produção de proteína animal brasileira continue a se destacar globalmente, aliando alto desempenho produtivo às demandas mais rigorosas por responsabilidade ambiental”.

Show Rural

Os benefícios dos minerais proteinatos na nutrição animal serão destaque na participação da Alltech no 38º Show Rural Coopavel, a maior feira de agronegócio da América Latina, de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel (PR). No estande da empresa, localizado no Pavilhão 4, nº 545 e 546, os produtores terão oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre a linha Bioplex, com produtos que atendem às necessidades nutricionais de diferentes espécies animais.

Durante o evento, profissionais da Alltech também ministrarão palestras no Espaço Impulso. Na terça-feira (10), às 9h30, Adriana Nascimento, gerente técnica para América Latina; Willian Braun, gerente de vendas para ruminantes; e Marília Andrade, gerente de vendas para avicultura; abordarão “Eficiência alimentar e sustentabilidade: caminhos convergentes na produção animal”. E na quinta (12), às 10h, Carolina Farias, gerente de vendas para aquicultura, falará sobre “O novo mercado do pescado: tendências, público e produtos que conquistam o consumidor”, junto com Luciana Lacerda, zootecnista e fundadora da empresa Equalize.

Fonte: Alltech

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS