A Melhoramentos – companhia de capital aberto que controla empresas do setor editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário – reuniu autoridades e convidados, no dia 29 de setembro, para apresentar formalmente e celebrar a formação da Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Parque Levantina, localizada na Serra da Mantiqueira, no município de Camanducaia e no distrito de Monte Verde. A RPPN Parque Levantina está entre as cinco maiores do Estado de Minas Gerais e entre as maiores do país.
Estiveram presentes na ocasião a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo; o prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira; representantes da Câmara Municipal de Camanducaia e da sociedade civil, além do CEO da Melhoramentos, Rafael Gibini, e membros do Conselho de Administração da companhia, Ingo Plöger, Walter Weiszflog e Marcelo Willer.
Rafael Gibini destacou que o objetivo da empresa com a nova condição desse território é assegurar a preservação de 23 milhões de m2 de Mata Atlântica – uma área equivalente a 2.300 campos de futebol – protegendo a fauna e a flora e toda a sua biodiversidade. “Não apenas formalizamos a RPPN Parque Levantina, mas, também, a importância da preservação do meio ambiente e de toda a sua biodiversidade. É inspirador testemunhar o que pode ser alcançado quando trabalhamos juntos, com paixão e dedicação. Acreditamos que é assim que vivemos o nosso propósito, de fazer crescer para melhorar o amanhã”.
Durante o evento, o biólogo Paul F. Colas-Rosas falou sobre a importância da conservação e recuperação dos ecossistemas florestais. O profissional foi o responsável pelo primeiro registro oficial na região do macaco muriqui-do-sul, espécie classificada globalmente como criticamente ameaçada de extinção, que resultou na publicação de um artigo científico na revista internacional de primatologia Primates.
Fonte: Bianca Silva Sales