22.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralMato Grosso do Sul: Acrissul inicia novo movimento para reduzir ICMS do...

Mato Grosso do Sul: Acrissul inicia novo movimento para reduzir ICMS do gado em pé

A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) vai iniciar um novo movimento para reivindicar do Governo do Estado uma nova redução do ICMS para vendas interestaduais do boi em pé para abate, a exemplo do que ocorreu no ano passado quando o tributo foi reduzido de 12% para 7% por 90 dias.

Segundo o presidente da entidade, Jonatan Pereira Barbosa, nos estados vizinhos – Mato Grosso e Goiás – a alíquota de ICMS para venda interestadual de gado em pé está em 7%, enquanto em Mato Grosso do Sul é de 12%. “Estamos conversando com setores do governo estadual para que a pecuária seja novamente socorrida nesse momento de grave crise pela qual passa o segmento”, analisou.

A preocupação da Acrissul é que com a crise na pecuária o abate vem sofrendo redução e os frigoríficos operam com escalas bem curtas, em função da queda sentida no consumo. Números do IBGE indicam que no primeiro trimestre de 2018 os abates cresceram 14% em relação ao igual período do ano passado. Entretanto, caíram 6,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

Outra preocupação manifesta pela Acrissul é que estamos em plena seca e se o comércio dos animais em ponto de abate não for estimulado vão acabar perdendo peso, o que resultado em mais prejuízos para o pecuarista, agravado também pelo alto custo de suplementação desses mesmos animais. “Nesse caso o prejuízo é duplo: para o produtor que não vende e para o Estado que deixa de arrrecadar”, pondera Jonatan Barbosa.

EXPERIÊNCIA POSITIVA

No ano passado a Acrissul engrossou um movimento semelhante e que acabou por o Governo do Estado reduzindo por 90 dias o ICMS do boi gordo para venda interestadual de 12% para 7%. De janeiro a junho, antes da publicação do decreto, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul comercializaram 89.346 animais para abate. Já nos meses de julho e agosto a venda de gado para abate atingiu um total de 74.089 animais.

Segundo a Secretaria de Fazenda, isso significa dizer que após o incentivo do Governo do Estado, em apenas dois meses (julho e agosto) as vendas alcançaram 83% de todo o montante comercializado nos meses anteriores.

“No atual cenário é melhor para todos que a alíquota do ICMS seja novamente reduzida”, conclui Jonatan.

Nos estados de Mato Grosso e Goiás a pressão dos produtores rurais é que a alíquota seja reduzida para algo em torno de 4% a 5%.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Acrissul

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS