34.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralMato Grosso aposta em tecnologia e tradição para crescer na produção de...

Mato Grosso aposta em tecnologia e tradição para crescer na produção de leite

A pecuária leiteira de Mato Grosso vive um momento de transformação. O Estado atingiu a produção de 432,4 milhões de litros de leite, conforme o último levantamento anual (2024), consolidando-se como atividade estratégica para a economia estadual, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). E para enfrentar um mercado competitivo e com preços reduzidos, produtores estão adotando tecnologias inovadoras sem abrir mão da tradição do campo.

Um exemplo dessa transformação é o produtor Irineu de Paula Ferreira, da Fazenda Santa Laura, em Campo Verde. Há 14 anos, ele iniciou sua produção com apenas uma vaca, que gerava 28 litros diários. Hoje, sua fazenda conta com 140 vacas Girolando, atingindo 3.000 litros de leite por dia, firmando um modelo de produção eficiente e sustentável.

Irineu substituiu o bezerro ao pé e o pasto rotacionado por um sistema moderno de confinamento. Implementou energia solar, ordenhadeiras mecânicas com teteiras de silicone, que minimizam danos às vacas, e uma fábrica de ração automatizada, garantindo nutrição balanceada. Além disso, a fazenda realiza inseminação artificial e transferências de embriões, acelerando o ganho genético do rebanho.

A produção de leite da Fazenda Santa Laura é destinada a uma indústria de laticínios localizada próxima ao município, fortalecendo a economia local e garantindo que o produto chegue fresco e com qualidade ao consumidor.

“A maior vantagem é a qualidade de vida para o animal e para o colaborador. Antes, o pasto rotacionado exigia muita mão de obra e o resultado era incerto. Agora, com ventilação de alta precisão a vaca fica mais confortável, não se machuca e produz mais leite com facilidade”, explica Irineu.

O crescimento de propriedades como a do Irineu é estimulado pela Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (MT Leite), que leva conhecimento a diversas regiões do estado por meio de palestras com temas como “Conseleite-MT na prática” e “Os desafios da sucessão familiar na produção leiteira”, incentivando sempre os produtores à inovação e ao uso de tecnologias no campo como diferencial para a manutenção e o destaque na atividade.

“A MT Leite foi fundamental para o crescimento da minha fazenda. Com o apoio da associação, pude implementar tecnologias modernas, melhorar a produção e a qualidade do leite, e aprender a gerir a propriedade de forma mais eficiente”, garante o produtor.

Produtividade e inovação

Com o objetivo de ampliar o suporte aos produtores, a MT Leite tem reforçado, junto a eles, a importância das assistências técnicas realizadas por entidades parceiras, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), fortalecendo as ações de apoio técnico no estado.

Além disso, destaca-se o papel do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no atendimento aos produtores de leite que produzem queijos, oferecendo suporte técnico, promovendo eventos e participando de premiações que valorizam os queijos de Mato Grosso, inclusive em nível mundial. A MT Leite e os produtores de leite reconhecem o apoio de todas as entidades públicas e privadas que contribuem para o fortalecimento do setor.

“Com a abertura dos mercados e a entrada de leite do Mercosul, é fundamental que os produtores aumentem a eficiência, reduzam custos com tecnologia e se adaptem, caso contrário ficarão fora da atividade”, alerta Antônio Carlos Carvalho de Souza, presidente da MT Leite.

Além da produtividade, a MT Leite incentiva a inovação com a produção de leite A2A2, diferenciado por conter apenas a proteína caseína A2 e voltado a consumidores que podem ter alergia à proteína do leite à beta-caseína A1.

“Mato Grosso já está produzindo A2-A2, que agrega valor e diferenciação no mercado”, explica Antônio Carlos, que destaca ainda a importância de campanhas educativas sobre os benefícios do leite. “É um alimento fundamental para a saúde óssea e longevidade, especialmente das mulheres, e deve ser incentivado entre os jovens”, completa.

Campanha

Com o mote “Do campo à sua mesa, a qualidade do nosso leite”, a MT Leite conduz neste final de ano uma campanha de valorização do setor lácteo. A iniciativa busca aproximar o consumidor da origem dos produtos, estimular o consumo consciente e reforçar o orgulho de quem produz com responsabilidade e sustentabilidade.

Mais do que números, o leite mato-grossense carrega a marca da tradição, da inovação e do cuidado com o bem-estar das famílias. “O futuro é de crescimento e valorização. Queremos que a sociedade reconheça o valor do leite que consome e se conecte com o campo. Essa é a nossa maior riqueza”, reforça o presidente Antônio Carlos.

Fonte: patr…@culturecomunica.com 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS