Projeto vai focar no transporte e engajamento da cadeia de suprimentos
Projeto vai focar no transporte e engajamento da cadeia de suprimentos
São Paulo, agosto de 2021 – A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, fechou um contrato com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) para realização de pesquisa inédita que visa a melhorar os impactos das longas viagens para o bem-estar dos animais e, consequentemente, a qualidade da carne. A iniciativa é mais uma aposta da companhia para assegurar a qualidade de vida dos animais em toda a sua cadeia de valor.
O estudo será elaborado em parceria com o grupo INOBIO-MANERA da Unesp, que conta com uma equipe multidisciplinar relacionada à área de bem-estar animal nos campi de Ilha Solteira e Jaboticabal, ambos no interior de São Paulo.
“A Marfrig tem implementado melhorias constantes no compromisso com o bem-estar animal e essa parceria é mais um de nossos esforços no desenvolvimento de boas práticas. Estamos sempre investindo em soluções e pesquisas para aprimorar os protocolos de manejo e trazer cada vez mais conforto aos animais”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação da Marfrig.
Para os coordenadores do trabalho, os professores da Unesp Marcos Chiquitelli Neto e Alex Sandro Campos Maia, “é uma grande oportunidade para que a ciência possa contribuir ainda mais nas interações com os animais de produção e ainda resultar em maior eficiência da atividade”. Além do trabalho de transporte, o projeto inclui desenvolvimento dos materiais para abordagem de conceitos e disseminação dos assuntos para engajamento da cadeia de suprimentos (animais para o abate e fornecedores de carne e ingredientes).
A pesquisa também contribuirá para gerar ganho na qualidade de vida dos animais. A equipe apontará as vantagens econômicas que um bom manejo pode trazer para toda a cadeia da carne, como a facilitação na rotina diária de manejo, bem como a redução das perdas diretas do produto final.
O trabalho inicial para elaboração da pesquisa será concentrado nos dados de transporte. Em paralelo, está o desenvolvimento de materiais e atividades que visam à conscientização dos fornecedores sobre os benefícios e os reflexos positivos que isso gera para toda a cadeia.
A estratégia geral da Marfrig para melhorar os processos de bem-estar animal abrange três principais segmentos da cadeia de valor: propriedades rurais, transporte e operações industriais. “Além de assegurarmos rotinas e processos – como instalações adequadas, rígidas rotinas e treinamento dos funcionários que manipulam os animais – também engajamos outros elos da cadeia de fornecedores, especialmente os fornecedores de matéria-prima, ingredientes e os produtores de animais, para estarmos sempre em conformidade com os mais elevados padrões de bem-estar animal”, finaliza Pianez.
Fonte: Ana Cecilia