Nova publicação do Mapa mostra como evitar doença que pode comprometer cultivo da banana no Brasil
Uma praga de solo impede que as raízes das bananas recebam nutrientes e água, a planta seca, amarelece e morre. E mais: esse fungo torna o solo inviável para a cultura da bananeira por mais de 40 anos. Não existe defensivo agrícola que possa combater a doença, nem cultivares resistentes a ela. Por isso, a única forma de evitar prejuízos é a prevenção.
A doença se chama Fusariose Raça 4 Tropical e já se espalhou pela Indonésia (1990), China (1996), Filipinas (2008), África (2013), Austrália (2015) e América, chegando à Colômbia em 2019 e ao Peru em 2021. A proximidade com o Brasil acendeu o sinal de alerta e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) tem desenvolvido ações preventivas desde 2015, quando a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – emitiu alerta internacional para tentar conter o avanço da Fusariose Raça 4 Tropical.
Mais um passo nessa direção será dado nos dias 29 e 30, durante o 1º Fórum de Educação e Comunicação em Saúde Única, quando o livro ‘Diálogos para prevenção da Raça 4 Tropical Fusariose em bananeiras’ será lançado. O evento vai debater, em ambiente virtual, os desafios e conquistas da educação sanitária no Estado de São Paulo.
O Fórum e a publicação foram organizados pela Comissão de Educação Sanitária (CES) de São Paulo, coordenada pela Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado (SFA-SP/MAPA). O grupo é formado por colaboradores de instituições públicas e privadas e tem como missão a “Articulação interinstitucional para incentivar e fomentar estratégias de educação sanitária visando a promoção de Saúde Única no setor agropecuário”.
MUITO ALÉM DO TEXTO
De acordo com a auditora fiscal federal agropecuária Juliana do Amaral Moreira Vaz, uma das organizadoras do fórum e participante do livro, a publicação é uma construção coletiva que oferece uma experiência completamente diferenciada aos usuários. “Ela extrapola a linguagem textual e inova na proposição de mensagens de voz, de texto, infográficos e cartazes que podem ser aplicados nos diálogos entre profissionais da assistência técnica e produtores rurais”, falou. Além disso, Juliana lembra que a obra tem um forte componente educativo, transmitido de maneira simples e atraente aos educadores e educandos.
Quem quiser acompanhar o evento e saber mais sobre a publicação pode se inscrever no fórum de forma gratuita pela plataforma Enagro Virtual. As palestras vão ocorrer no período da tarde, das 14h às 18h30. O lançamento do livro será a partir das 15h20 do dia 30 de julho, em link que será informado a quem fizer a inscrição até 16h do dia 29/07.
SERVIÇO:
1º Fórum de Educação e Comunicação em Saúde Única
Onde: Ambiente virtual
Quando: Dias 29 e 30 de julho, das 14h às 18h30
Público: Profissionais dos setores público e privado que realizam atividades de educação sanitária e defesa sanitária agropecuária, assim como outros profissionais que atuam como multiplicadores na disseminação do conhecimento junto ao setor produtivo agropecuário.
Inscrições gratuitas: https://
Fonte: Ana Maria Dantas