20 C
Jatai
InícioArtigosMantendo a produtividade da Agricultura de Precisão durante distúrbios ionosféricos

Mantendo a produtividade da Agricultura de Precisão durante distúrbios ionosféricos

*Por César Giovannini

À medida que o Ciclo Solar de 2025 avança, espera-se que o aumento da atividade solar impacte a ionosfera, potencialmente interrompendo os sinais GNSS que são essenciais para a agricultura de precisão. Uma consequência significativa dessa atividade solar é a cintilação, que pode comprometer o desempenho do posicionamento GNSS, levando a dados de correção imprecisos e reduzindo a produtividade dos agricultores.

Quando os sinais de satélite viajam para a Terra, eles passam pela ionosfera, uma camada da atmosfera que interage com a radiação solar. Durante períodos de atividade solar aumentada, a ionosfera pode sofrer mudanças que causam cintilação, o que, por sua vez, degrada a qualidade do sinal, distorce o posicionamento, reduz a precisão ou até mesmo leva à perda completa do sinal.

A agricultura de precisão depende de dados de localização precisos para orientar e direcionar a tecnologia, garantindo o posicionamento preciso dos equipamentos durante as tarefas no campo. A cintilação pode interromper essa precisão, afetando várias operações agrícolas, desde o plantio até a colheita. Empresas líderes do mercado de tecnologia em serviços de posicionamento GNSS, trabalham em inovações contínuas através de pesquisa e desenvolvimento para mitigar o impacto no campo.

Embora todos os sinais GNSS sejam vulneráveis aos distúrbios ionosféricos, a tecnologia RTX desenvolvida pela Trimble é projetada para minimizar esses efeitos. O sistema utiliza uma rede global de estações base que alimentam continuamente dados nos centros de processamento, permitindo fornecer um desempenho de posicionamento altamente preciso mesmo durante eventos de cintilação. O sistema fornece dados de correção operando com mais de 100 satélites de navegação em múltiplas frequências. Essa cobertura global garante desempenho consistente em diferentes regiões.

O uso de múltiplos satélites e frequências é essencial para reduzir o impacto dos distúrbios ionosféricos. Os agricultores podem minimizar os efeitos da cintilação atualizando para receptores GNSS mais novos, como o PTx Trimble NAV-900, que suporta múltiplas constelações de satélites e sinais. Quando usados em combinação com serviços de posicionamento e correção de sinais robustos como o Trimble CenterPoint RTX, esses receptores fornecem um posicionamento confiável, ajudando os agricultores a manter a produtividade e a rentabilidade, mesmo durante interrupções ionosféricas.

*César Giovannini é gerente regional de vendas para a América do Sul na Trimble.

Fonte: César Giovannini

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS