A logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas tem avançado significativamente em todas as regiões do país graças a iniciativas que aproximam o programa da rotina no campo. Entre elas, os Recebimentos Itinerantes se destacam por levar pontos temporários de coleta até comunidades rurais, garantindo que agricultores possam fazer a devolução das embalagens de forma segura, orientada e em conformidade com a legislação.
Com aproximadamente 4,5 mil ações realizadas por ano, essa modalidade é estratégica para pequenos e médios produtores, que muitas vezes enfrentam desafios logísticos para acessar unidades fixas de recebimento. Ao levar o serviço para mais perto das propriedades, os Recebimentos Itinerantes ampliam o acesso à logística reversa e reforçam o compromisso do Sistema Campo Limpo com a sustentabilidade no agro. Essas ações são viabilizadas pela parceria com sindicatos, cooperativas, órgãos fiscalizadores, prefeituras e revendas de todo o Brasil, que apoiam na organização e mobilização local, contribuindo diretamente para ampliar o alcance da iniciativa e o impacto positivo ao meio ambiente.
As entidades de assistência técnica destacam o papel educativo das ações. Segundo Fabiano, técnico da EMATER/RS: “As campanhas itinerantes facilitam a entrega e ajudam os produtores a cumprir com a obrigação legal. Aqui orientamos sobre o uso correto dos defensivos, a construção dos depósitos para armazenamento das embalagens vazias antes de realizar a devolução e a tríplice lavagem das embalagens.”
No campo, agricultores que participam das ações reconhecem os benefícios da iniciativa para o meio ambiente e para a organização da propriedade. Para Plínio Scortegagna, produtor rural da região sul do Brasil, que participa há anos, vê na ação uma prática importante para o bem coletivo. “Participo do recebimento uma vez ao ano. Isso mantém o meio ambiente limpo e saudável.”
Ao integrar todos os elos, os Recebimentos Itinerantes fortalecem a responsabilidade compartilhada e ampliam a capilaridade do Sistema Campo Limpo. A iniciativa contribui diretamente para garantir o destino ambientalmente correto das embalagens vazias, contribuindo com o meio ambiente.
“O Recebimento Itinerante é uma forma de levar aos agricultores uma solução prática e eficiente para o descarte correto de embalagens vazias. Com essa ação, reforçamos o compromisso do agro com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. O objetivo é facilitar a devolução, além de promover a conscientização”, explica Ana Telma Maia, Coordenadora Regional Institucional do inpEV.
Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo é uma referência mundial em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema já destinou de forma ambientalmente correta mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias e sobras pós-consumo em todo o Brasil.
A operação é baseada no princípio da responsabilidade compartilhada entre os elos da cadeia produtiva — indústria, canais de distribuição, agricultores — com o suporte e fiscalização do poder público.
Presente em todo o país, o Sistema conta com 411 unidades de recebimento, mais de 256 associações de revendas e cooperativas, e ações como os Recebimentos Itinerantes, que ampliam o alcance junto aos pequenos produtores. No total, mais de 2 milhões de propriedades rurais são impactadas.
Com o propósito de construir um destino melhor, o Sistema Campo Limpo mobiliza o setor agro para ações sustentáveis, eficientes e de impacto social e ambiental compartilhado.
Fonte: Nathalie Campoy



