Uma maçã 100% vermelha, desenvolvida por pesquisadores brasileiros, promete ser sucesso entre os consumidores. Resultado de uma mutação natural, a Purple Gala apresenta coloração vermelha intensa e uniforme na casca. O pesquisador Paulo Ricardo Oliveira ,da Embrapa Uva e vinho (Bento Gonçalves/RS), é o convidado do programa Conexão Ciência desta semana. Ele fala sobre a importância desta característica da maçã que atende às exigências do mercado.
“Mesmo com o calor e a seca que fez nessa última safra, a nova cultivar conseguiu manter seu vermelho intenso. Isso é um grande diferencial em relação às outras existentes no mercado”, comentou Oliveira durante a entrevista. Segundo ele, além dessa coloração intensa, o tamanho homogêneo proporcionou aos frutos da Purple Gala a classificação CAT 1, categoria mais valorizada para mais de 90% dos lotes embalados.
Segundo o pesquisador, a nova maçã tem obtido excelente aceitação de mercado. “A questão da cor é fundamental porque, do ponto de vista sensorial, a decisão do consumidor está muito ligada ao aspecto da coloração. Além disso, é uma oportunidade de alavancar a exportação de maçã no Brasil, pois já há um movimento global de interesse por variedades tipo gala com essa característica”, explicou.
Fonte: Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento