O Agro mundial em Crise?
O grupo argentino Los Grobo, um dos maiores produtores de soja e milho do país, anunciou que não conseguiu honrar o pagamento de uma nota promissória no valor de US$ 100 mil, vencida em dezembro de 2024, e que não poderá cumprir o pagamento de março de 2025, no valor de US$ 10 milhões.
Em comunicado à Comissão Nacional de Valores (CNV) da Argentina, a empresa citou a crescente falta de liquidez no mercado de notas promissórias de valores mobiliários para emitentes agrícolas, além da impossibilidade de cobrança de determinados empréstimos e dificuldades financeiras de uma empresa coligada como principais motivos para o não pagamento. O conselho de administração afirmou estar empenhado em resolver a questão até a próxima colheita, ressaltando que suas operações principais continuam saudáveis.
O anúncio gerou preocupação no mercado financeiro argentino, especialmente considerando a relevância do grupo na dinâmica agrícola do país. O fundo Victoria Capital Partners, principal acionista da Los Grobo, destacou que a crise no refinanciamento da agricultura, a queda dos preços dos grãos e os custos dolarizados contribuíram para a situação atual.
Procurado para falar sobre o assunto, conhecido como “Rei da Soja” o fundador do grupo, Gustavo Grobocopatel, se distanciou do anúncio de default da Los Grobo. Em uma declaração, ele afirmou que é sócio minoritário (5%) da empresa desde há oito anos e que está “fora das operações” da empresa. Grobocopatel destacou que a situação atual é resultado de uma “liquidez financeira transitória” e não reflete a saúde geral dos negócios da Los Grobo.
Apesar da crise financeira ser no país vizinho, para o Brasil esse cenário pode impactar negativamente as empresas brasileiras que têm parcerias ou investimentos na Argentina, além de gerar preocupações sobre a estabilidade do mercado agrícola na região. É importante acompanhar de perto as medidas que serão tomadas para mitigar esses efeitos e garantir a continuidade das operações.
Da redação com informações de: Compre Rural / AG Freed