Legislação permite que técnicos agrícolas assinem eletronicamente o receituário agronômico
Startup de receituário agronômico digital oferece ferramenta de assinatura eletrônica
A Resolução nº 33, de publicada este mês no Diário Oficial da União, determina que profissionais registrados no Conselho Federal de Técnicos Agrícolas (CFTA) podem, a partir de agora, assinar eletronicamente documentos relacionados ao exercício da profissão.
Antes, vários estados já liberavam essa modalidade de assinatura, mas não havia uma resolução a nível federal para os técnicos agrícolas. Segundo o CFTA, agora esses profissionais passam a dispor de mais “agilidade, praticidade e comodidade para desempenhar suas atividades”.
Softwares e plataformas online conseguem facilitar esse processo para o responsável técnico com eficiência e segurança. A AgriQ, startup do Grupo Siagri, oferece a possibilidade de emissão da receita agronômica com assinatura eletrônica pela plataforma online ou pelo aplicativo para celular, que funciona mesmo sem acesso à internet.
Além de ser integrado com assinatura eletrônica, a AgriQ é atualizada constantemente, para que o receituário agronômico sempre atenda às legislações – estadual e federal – relacionadas ao agronegócio. “Dessa forma, o profissional não precisa se preocupar com mudanças na lei ou adequar manualmente a receita, o software faz isso automaticamente, o que facilita o trabalho do emissor”, afirma Adeilson Miranda, CEO da AgriQ.
Para Hérica Silva, a digitalização da emissão do receituário agronômico deixou sua rotina profissional mais prática. “Posso emitir uma receita em um minuto, com informações seguras, e assiná-la eletronicamente. Isso me dá mais flexibilidade no trabalho, pois não preciso permanecer no local para validar as receitas”, diz a agrônoma.
A AgriQ oferece assinatura eletrônica por meio da Assinei, outra solução do Grupo Siagri. Há também a opção de assinatura digital. Não só o receituário, mas outros documentos relacionados ao exercício da profissão, como laudos técnicos e projetos agropecuários, também podem ser formalizados pela Assinei.
Fonte: Mariana Felipe