70% das lavouras estão em estado bom/excelente
As lavouras norte-americanas de soja continuam com o seu desenvolvimento adiantado e em bom estado, de acordo com o relatório de acompanhamento das culturas do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgado nesta segunda-feira (30.07). O informe registrou que 70% das lavouras estão em estado bom/excelente, contra 70% na semana passada e 59% na mesma semana do ano passado.
“Mas, houve um detalhe: na semana passada 18% das lavouras estavam em situação excelente e 52% em condição boa. Nesta semana, as lavouras em condição excelente caíram 1% para 17% e as em condição boa subiram para 53%”, destaca o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco.
Confirmando o adiantamento do desenvolvimento desta safra, o percentual de lavouras em floração atingiu 86%, contra 80% da mesma semana do ano passado e 77% da média dos últimos cinco anos. As lavouras que estão formando vagens atingiu 60% nesta semana, contra 45% da mesma semana do ano passado e 41% na média dos últimos cinco anos.
CLIMA
De acordo com mapas climáticos analisados pela Consultoria AgResource, a projeção é de chuvas mais escassas: “As novas previsões cortaram as chances de chuvas sobre o norte do Cinturão Agrícola, o que inclui os estados de Iowa, Wisconsin e Minnesota. Agora, os próximos 10 dias trazem índices pluviométricos abaixo da média para a grande maioria do Centro-Oeste estadunidense. As temperaturas mais frias são sustentadas até o fim desta semana, no entanto, uma massa de ar quente de alta pressão, que chega sobre a região das Planícies, oferece um cenário com calor mais presente. Além do mais, esta massa de ar se desloca para o sudoeste, na segunda semana de agosto. Caso confirmado, a dificuldade de formação de novas precipitações será um fator presente”.
Fonte: Agrolink Por Leonardo Gottens
Crédito: Domínio Público/Pixabay