A MSD Saúde Animal apresenta mais uma inovação para o setor avícola: a primeira vacina inativada tetravalente do mercado brasileiro contra coriza infecciosa. A Nobilis® Corvac-4 protege contra quatro sorotipos (A, B, C e variante B) e apresenta baixa reação vacinal no local de aplicação, com ampla resposta imune contra a doença em apenas uma dose. Outro diferencial é a eficácia comprovada durante o período de recria e produção de ovos das aves de ciclo longo.
A coriza infecciosa é uma doença respiratória aguda de galinhas causada pela bactéria Avibacterium paragallinarum. Os sinais clínicos envolvem secreção nasal, espirros e inchaço facial, impactando o bem-estar animal e os parâmetros produtivos. Ela ocorre no mundo todo e, quando associada a outros vírus respiratórios, suas manifestações se agravam, afetando severamente a produção. Por isso, a nova vacina é um avanço no setor, ampliando a proteção das granjas.
“A coriza infecciosa é uma doença de grande impacto na avicultura, e presenciar o lançamento da única vacina comercial em solo brasileiro com essa amplitude de proteção, contra quatro sorotipos, é de imensa satisfação. A MSD Saúde Animal tem o compromisso com o contínuo desenvolvimento do setor, promovendo mais sanidade, bem-estar animal e, consequentemente, mais produtividade e rentabilidade, e os recentes lançamentos provam o intenso trabalho da empresa para apoiar os produtores, os animais e o meio ambiente”, afirma Rafael Sonada, gerente de marketing das unidades de Avicultura e Aquicultura da MSD Saúde Animal.
Estudos a campo realizados pela biofarmacêutica com galinhas poedeiras e vacinadas com três semanas de vida demonstraram que, comparada à vacina tradicional trivalente contra coriza infecciosa, a Nobilis® Corvac-4 apresentou baixa reação no local de aplicação, com melhor resposta imune, e menor taxa de reisolamento bacteriano após o desafio com o sorotipo variante B. Ou seja, as aves vacinadas com o novo imunizante eliminaram menos bactérias no ambiente.
Com apresentação de 500ml e indicação de dose de 0,5ml por ave, a nova vacina pode ser administrada em galinhas a partir de três semanas de idade. Rafael ainda pontua que a vacina oferece proteção sólida durante todo o período de postura. “É uma solução eficaz que protege as aves contra uma doença de alto impacto produtivo. Uma ferramenta poderosa de prevenção, ainda mais quando associada a medidas de biosseguridade apropriadas.”
Para um programa vacinal completo e amplo, é indicado utilizar a Nobilis® Corvac-4 para proteção inicial contra Coriza Infecciosa e, posteriormente, com as aves ainda na fase de recria, a Nobilis®RT+IBMulti+ND+EDS (vacina inativada contra pneumovírus, bronquite infecciosa, doença de Newcastle e síndrome da queda de postura) ou a Nobilis®Cor4+IB+ND+EDS (vacina inativada contra coriza infecciosa, bronquite infecciosa, doença de Newcastle e síndrome da queda de postura).
Fonte: Thais Campos De Souza