18.6 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralLabsem da Agrodefesa passa por auditoria do Sistema de Gestão de Qualidade

Labsem da Agrodefesa passa por auditoria do Sistema de Gestão de Qualidade

O Laboratório Oficial de Análise de Sementes (Laso/Labsem), integrante da rede de laboratórios da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), concluiu mais uma auditoria entre os dias 18 e 21 de fevereiro. A avaliação foi conduzida por fiscais agropecuários da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) como parte das ações previstas no Termo de Cooperação Técnica firmado entre os órgãos. O principal objetivo foi verificar a competência técnica do laboratório na execução de suas atividades, a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) conforme a Norma NBR ISO 17025:2017 e a conformidade com a legislação vigente.

No dia 18 de fevereiro, antecedendo a auditoria técnica no Labsem, as auditoras Mathilde Isabel Bachiega de Oliveira, Helena de Oliveira Franco e Felipe Luis Gomes Borges especialistas em sementes de forrageiras e grandes culturas dos Laboratórios de Análise de Sementes Oficiais da Iagro (LasoCG/LasoDO) foram recebidas na sede da Agrodefesa pelos diretores da Agência, a gerente do Labsem e os Fiscais Estaduais Agropecuária (FEA) Queila Duarte da Silva Almeida e Celen Rezende, analista de sementes e responsável pela qualidade do Labsem respectivamente.

Conforme o diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira as auditorias internas são fundamentais para os laboratórios oficiais de análise de sementes. “Elas não apenas asseguram a conformidade com as normas vigentes, mas também garantem a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados ao setor sementeiro e à defesa agropecuária”, destaca.

A gerente do Labsem, Anna Carla Souza Luccas, aponta os resultados obtidos, “Encerramos essa auditoria com um balanço positivo, foi constatado que o laboratório possui corpo técnico qualificado e treinado para assegurar que os procedimentos de análise e testes sejam realizados de forma precisa e confiável. Foi verificado também que os procedimentos estão sendo executados em conformidade com as normas regulamentares e requisitos da ISO 17025, com equipamentos adequados e devidamente calibrados e qualificados e que a identificação de eventuais não conformidades permite correções pontuais”, afirma.

A ISO 17025 estabelece diretrizes rigorosas para garantir a confiabilidade dos resultados laboratoriais, e auditorias como essa são indispensáveis para assegurar a manutenção desses padrões. Com base no relatório final da equipe de auditores, o Labsem tem até 30 dias para corrigir eventuais não conformidades identificadas durante a auditoria e encaminhar as evidências à equipe do LasoCG/LasoDO. Essa medida faz parte do processo de preparação do laboratório para a auditoria de renovação de seu credenciamento junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 2026.

Termo de Cooperação Técnica

Como parte do Programa de Compliance Público da Agrodefesa, o Laso/Labsem adotou estratégias para reduzir o risco de suspensão ou perda do credenciamento no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) do Mapa. Uma das iniciativas foi estabelecer parcerias com outras agências de Defesa Agropecuária que possuem Laboratórios Oficiais de Análise de Sementes em operação. Assim, surgiu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Agrodefesa e a Iagro, permitindo a troca de auditorias internas entre os laboratórios oficiais de ambas as instituições, conforme o requisito 8.8 da norma NBR ISO/IEC 17025:2017.

Em cumprimento do presente termo de cooperação técnica, cada unidade realiza anualmente auditorias internas para identificar melhorias e garantir a manutenção do credenciamento junto ao órgão federal. Desta forma, os fiscais estaduais agropecuários do Labsem da Agrodefesa que receberam a auditoria da Iagro nesse mês de fevereiro, realizarão auditoria nos LasoCG/LasoDO em março deste ano.

Este já é o segundo ano que o Iagro realiza a inspeção detalhada dos processos e registros do Sistema de Gestão de Qualidade do Labsem, “As auditorias anuais são fundamentais para que possamos nos manter atualizados diante das constantes mudanças normativas e metodológicas exigidas pelo Mapa. Além disso, reforça o amadurecimento da equipe e fortalece nosso Sistema de Gestão da Qualidade”, reforça Anna Carla Souza Luccas.

Fonte: Agrodefesa Imprensa

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS