A Prefeitura de Jundiaí tem investido na promoção de uma alimentação saudável para a população por meio dos projetos de hortas. Hoje, já são mais de 110 unidades nas escolas e nos bairros do município e 14 em fase de implantação. Além de ampliar a segurança alimentar dos jundiaienses, os programas promovem a integração entre pessoas de diferentes idades, origens e estilos de vida.
O Programa Horta Urbana de Jundiaí está presente em sete bairros e em fase de implantação em outros 14 locais. Além de garantir condições de acesso a alimentos básicos seguros e de qualidade, essas unidades contribuem para o aumento da renda das famílias dos permissionários. “A base do programa está na formação dos interessados e no seu acompanhamento. Eles recebem treinamento da prefeitura para o cultivo das plantas, isso ajuda no avanço do projeto”, explica a diretora de Urbanismo da Prefeitura de Jundiaí, Sylvia Angelini. “Outro ponto importante é que as hortas transformam terrenos públicos ociosos em espaços produtivos, de encontro da comunidade e de trocas solidárias entre vizinhos. Além de tornar mais bonita a paisagem local”, complementa.
O Horta Urbana vai muito além do plantio. Na horta do bairro Anhangabaú, a comunidade foi convidada a participar do programa entregando resíduos orgânicos para serem transformados em adubo e os resultados são excelentes. No bairro Guanabara, a parceria do concessionário é com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. A unidade promove terapia ocupacional para os pacientes, que também cultivam plantas medicinais para o dia a dia. Já na horta do bairro Fazenda Grande, os alunos da escola pública vizinha, a Emeb Nassib Cury, têm visitado o local para aprender sobre o plantio de verduras, legumes e Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais), avaliando diferentes texturas, cores e sabores.
Escolas
Em outra frente, a Prefeitura de Jundiaí realiza o projeto “Inova na Horta” em 105 Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs), que ensina meninos e meninas a plantar hortaliças. A proposta é incentivar a alimentação saudável, além de promover conhecimentos sobre sustentabilidade e meio ambiente.
O programa tem variações entre as escolas. Em algumas delas, os alunos realizam o plantio de hortaliças tradicionais como alface, rúcula e repolho, e de Pancs, que têm como característica o sabor e a grande quantidade de nutrientes. Na horta da EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim Tulipas, os alunos cuidam inclusive de uma colmeia de abelhas Jataí, responsáveis pela produção de mel e própolis. A espécie do inseto foi escolhida por não picar as pessoas e são importantes para a polinização das plantas.
A merenda nas escolas de Jundiaí também tem atenção especial. Os cerca de 38 mil alunos da rede municipal de ensino de Jundiaí recebem diariamente uma alimentação saudável produzida pela própria cidade, com produtos orgânicos cultivados na horta do programa “Vale Verde”, instalada em uma área de 35 mil m2, uma iniciativa da prefeitura.
“Além de promover conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, o programa tem ajudado nossas crianças no combate à obesidade infantil. Os moradores também podem aumentar a renda e ter acesso a alimentos saudáveis”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.
Fonte: Edmir Nogueira dos Santos