19.2 C
Jatai
InícioNotíciasAgriculturaJovens de Itaiópolis já podem se inscrever no Programa de Aprendizagem Profissional...

Jovens de Itaiópolis já podem se inscrever no Programa de Aprendizagem Profissional Rural

Primeira turma do Instituto Crescer Legal em Santa Catarina inicia atividades em 2023. Inscrições vão até o dia 09 de novembro.

Chegou a hora dos jovens de comunidades rurais se inscreverem para a primeira turma do Programa de Aprendizagem Profissional Rural de Santa Catarina. Promovido pelo Instituto Crescer Legal, primeira instituição brasileira a oferecer uma formação sobre empreendedorismo e gestão para jovens do meio rural por meio da Lei de Aprendizagem, o curso será realizado durante todo o próximo ano letivo no município de Itaiópolis.

No dia 20 de outubro, a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, a coordenadora de projetos, Graziele Pinton, e a orientadora pedagógica Taciane Velazquez, estiveram reunidas com o prefeito de Itaiópolis, Mozart José Myczkowski, a secretária municipal de Educação, Araceli Mengarda Jakubiak, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Luciane de Lima Blaskoski, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fátima Wielewski.

O encontro foi realizado na Casa Polaski, no Bairro Alto Paraguaçu, e contou ainda com a importante participação de orientadores, supervisores e gerentes das empresas associadas e apoiadoras do Instituto que atuam em Itaiópolis e região do Planalto Norte catarinense, bem como diretores de escolas e representantes do Conselho Tutelar, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

“O encontro foi muito bem prestigiado, o que demonstra um efetivo interesse para a implantação da nossa primeira turma em Santa Catarina. Alcançamos o objetivo de apresentar com detalhes a origem, história e dimensão do trabalho do Instituto, a essência do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, o sistema de inscrição e o público-alvo, além de esclarecer todas as dúvidas sobre a busca ativa por candidatos. Foi um encontro muito positivo, com uma receptividade muito boa. Nossa expectativa é muito positiva”, avalia a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf.

Para realizar a inscrição, os interessados precisam ter idade entre 14 e 17 anos, estar cursando o ensino regular a partir do 5° ano do Ensino Fundamental e morar nas localidades abrangidas. Em Itaiópolis, o Instituto busca abranger jovens rurais das seguintes localidades: Bom Jesus, Lucena, Vila Nova, Vila José Dresseno, Centro, São Lourenço, KM 27, Poço Claro, Vila Bromélia, KM 36, Xavier da Silva, Santos Dumont, Rio Vermelho e parte de Santo Antônio.

As inscrições vão até o dia 09 de novembro de 2022, e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário disponível neste link. Ao preencher o formulário, os candidatos precisam apresentar seus dados pessoais, fotos do RG, CPF e Carteira de trabalho, além dos números dos documentos de seus responsáveis legais e a foto de uma redação de no mínimo 10 linhas, relatando como é a sua rotina, seus desafios e planos.

Após o período de inscrições o Instituto Crescer Legal coordenará o processo de seleção que será realizado em conjunto com os municípios parceiros a partir dos dados fornecidos pelos jovens no formulário. Os adolescentes pré-selecionados serão contatados pela entidade. Além de Itaiópolis, o Instituto Crescer Legal também estará presente em seis municípios gaúchos em 2023: Agudo, Canguçu, Novo Cabrais, Progresso, Rio Pardo, São Lourenço do Sul.

Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas indústrias associadas do Instituto Crescer Legal, recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo no contraturno escolar com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto Crescer Legal em suas comunidades – em escolas ou outros espaços cedidos pelas prefeituras parceiras que também auxiliam com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes.

Os cursos têm previsão de início em março de 2023 e finalização em dezembro do mesmo ano. As atividades abrangem desde a análise das propriedades rurais até o mapeamento de parcerias locais, envolvendo as famílias e a comunidade, e despertando nos jovens a visão empreendedora para seus projetos de vida. Todos os adolescentes participantes receberão do Instituto uniforme e material didático, e certificação após a finalização do curso.

RECONHECIMENTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas no Brasil, o Instituto Crescer Legal tomou forma em 2015 e já certificou quase 600 jovens aprendizes. A proposta inovadora em oferecer oportunidades para os jovens rurais conta com reconhecimentos nacionais. Em dezembro de 2020, foi homenageado na 17ª edição do Prêmio Innovare, na Categoria Justiça e Cidadania, pelo método inovador da aprendizagem profissional rural como alternativa no combate ao trabalho infantil. E em novembro de 2021, o Instituto conquistou o primeiro lugar no Prêmio Brasil Amigo da Criança, na categoria Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em reconhecimento às melhores práticas na promoção e fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes.

Fonte:  Eliana Stulp

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS