Materiais que trazem conforto térmico podem diminuir custos com energia e aumentam a produtividade de aviários
Ganho de produtividade, melhora na ambiência, economia de energia e o bem-estar animal são as principais vantagens de investir em isolamento térmico em granjas. Segundo informações da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no ano passado, o Brasil registrou produção de 14,3 milhões de toneladas de frango. Durante este período o país embarcou mais de 600 mil toneladas de carne de aves para China. Pensando nas perspectivas positivas deste setor, a Saint-Gobain, líder mundial em produtos para o mercado de construção civil, através de suas marcas Brasilit e Isover, oferece soluções que atendem essa necessidade do mercado agro.
Aproximadamente 80% do calor interno vem do telhado, e pensando isso, as Soluções Agro da Saint-Gobain oferecem a telha TopComfort Agro e o isolamento Midfelt Agro, um sistema de cobertura sustentável, com alto desempenho térmico, fácil instalação e segurança, além da redução de temperatura, resultando em uma economia energética para manter os ambientes climatizados, aumentando o bem-estar animal e garantindo o conforto em todas as etapas de criação.
Primeira telha de fibrocimento com propriedades térmicas, a TopComfort Agro é resistente à corrosão e ideal para galpões, aviários, pocilgas e outras aplicações da agroindústria. Produzida na cor branca, reflete grande parte dos raios solares e vem pronta para ser instalada, resultando em muita praticidade e diminuição do consumo energético para a climatização da instalação. A redução de temperatura pode chegar até 8°C em ambientes não pressurizados, melhorando a qualidade e contribuindo para a melhoria do manejo da criação e da taxa de conversão alimentar.
Já o Midfelt Agro, feltro de lã de vidro desenvolvido pela Isover, é um material contínuo e estável, que proporciona ao sistema um bloqueio térmico e acústico, evitando o estresse animal e diminuindo consideravelmente a incidência de calor transmitido pela cobertura ao ambiente. O produto é sustentável, já que é produzido a partir de vidro reciclado, seguro, por ser incombustível e não gotejar em caso de incêndio, além de ser antifúngico e antibacteriano, evitando a propagação de fungos, bactérias e roedores, fator importante para não prejudicar a criação de frangos.
Utilizando a lã de vidro Midfelt Agro com alto desempenho isolante para forrar o ambiente, em conjunto com as telhas TopComfort Agro, é possível gerar ainda mais economia e desempenho para o agronegócio. As soluções garantem uniformidade e dinâmica do fluxo de ar e ventilação total, melhorando a condição de temperatura e qualidade de ar.
“Com esses dois produtos é possível garantir uma temperatura agradável ao longo de todo o ano, independente da estação. O isolamento térmico é uma ótima solução para driblar temperaturas extremas, gerando economia com a energia empregada na ventilação de aviários e oferecendo um maior conforto aos animais, diminuindo os índices de mortalidade e aumentando a produtividade e a conversão alimentar”, explica Emerson Salum, Gerente Comercial da Saint-Gobain.
Fonte: Gabriela Santander