Irrigação eficiente e sustentável
Com a utilização correta dos pivôs centrais ou laterais e um assertivo manejo na lavoura, produtor pode ter alta produtividade aliada ao consumo eficiente de energia e redução média de 20% de água
Hoje no Brasil quando falamos em irrigação, os projetos que utilizam pivôs já estão muito bem estruturados. Isso porque os produtores contam com a mais alta tecnologia disponível no mundo. O próximo grande desafio para as empresas e produtores é o manejo correto da irrigação. Mesmo com tantas opções no mercado, muitos agricultores ainda não realizam de maneira correta este manejo, e apenas “molham” as culturas não utilizando todo o potencial das ferramentas e tecnologias disponíveis.
Ao aplicar água a mais que o necessário, por exemplo, ou no momento em que a planta não necessita, além de poder causar um estresse por excesso hídrico na cultura, comprometendo sua produtividade, o agricultor aumentará os seus custos e consequentemente terá maior desperdício dos recursos. “Durante o crescimento da cultura ela terá demandas hídricas diferentes de acordo com seu estádio fenológico. Ou seja, manter a mesma quantidade de lâminas e o mesmo intervalo de aplicações, pode resultar em um maior consumo e desperdício de água, principalmente quando não levamos em consideração a água presente no solo ou ainda as chuvas previstas”, destaca Gabriel Guarda, engenheiro agrônomo e especialista FieldNET da Lindsay América do Sul, empresa de tecnologias para sistema de irrigação por pivôs.
A maior economia de água consiste em acertar o momento correto que a planta precisa e na quantidade exata, sempre aproveitando o recurso que já está disponível no solo. Uma das ferramentas eficientes hoje nesse sentido é o FieldNET Advisor. Com gerenciamento remoto, a solução foi desenvolvida pela Lindsay e é totalmente integrada a já reconhecida plataforma FieldNET, também da marca.
A solução fornece informações precisas e objetivas de irrigação ao produtor e ainda mostra se os pivôs estão operando como o programado, auxiliando-o nas tomadas de decisões. Com o FieldNET Advisor a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas se desenvolvam sem entrar em estresse hídrico. Mas, isso tudo, com foco em reduzir os custos com energia o uso da água, além de deslocamentos ao campo para gerenciar os pivôs.
Clientes que já utilizam a ferramenta e seguem as recomendações, conseguiram aumentar a produção e reduziram o consumo de água. Em alguns casos houve economia de 40%. “Depende da forma com que o produtor irriga, mas, na média, a economia tem sido de 20%, isso significa redução de água, energia e maior retorno financeiro”, diz o profissional.
Facilidade na programação
O FieldNET Advisor fornece dados precisos e simplificados para o manejo do irrigante com grande assertividade. “Esta é uma ferramenta agronômica, que agrega no manejo do nosso cliente. Assim como o próprio FieldNET que há mais de 10 anos é reconhecido mundialmente por sua eficiência e simplicidade de operação integrada, onde os produtores na mesma plataforma, realizam o gerenciamento dos seus equipamentos e o manejo da área irrigada”, destaca Guarda.
Fonte: Ruralpress