O 11º Encontro Planorte Água e Solo está com as inscrições abertas. O evento está programado para o dia 24 de agosto, no pavilhão da igreja Matriz de Irineópolis, e tem como público alvo técnicos, agricultores, estudantes e profissionais que atuam no agronegócio. Para participar é necessário preencher formulário no site: https://www.even3.com.br/
O encontro Planorte Água e Solo é uma realização conjunta da Epagri, Cidasc, Prefeitura de Irineópolis, Crea, Faesc/Senar; Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis, Asseaplan e Mútua SC.
A programação da manhã inclui palestras sobre agricultura conservacionista, que será conduzida pelo produtor rural e campeão do concurso CESB de produtividade 2020/2021, Laercio Dalla Vecchia e sobre Biomanejo e construção do perfil do solo com o phD em Ciência do Solo e professor da Universidade Federal de Santa Maria, Telmo Jorge Carneiro Amado.
No período da tarde as atividades proporcionarão aprendizados na prática nas estações de tecnologia de aplicação; plantabilidade; plantas de cobertura; cisternas, captação de água da chuva, políticas públicas e outorga d’água; além da estação sobre manejo e fertilidade do solo. O evento encerra com um café, que será servido às 17h.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressalta a satisfação pela parceria em um evento essencial para fomentar ações e parcerias relacionadas ao manejo conservacionista da água e do solo em Irineópolis e Santa Catarina. “Será um momento importante para a troca de experiências entre produtores rurais, profissionais da área, estudantes e demais interessados em projetos relacionados ao segmento”.
O presidente do Sindicato Rural de Irineópolis, Francisco Eraldo Konkol, destaca a importância da parceria “em um encontro que traz renomados palestrantes e oportuniza experiências práticas, para atualizar e aperfeiçoar conhecimentos sobre assuntos tão relevantes para o agronegócio”.
CONHEÇA OS PALETRANTES
Laercio Dalla Vecchia é filho de produtores rurais e defende uma agricultura de princípios. Hoje é Campeão Nacional do CESB, obteve produtividade de 118,82 sacas de soja por hectare após recorrer às plantas de cobertura e fertilizantes que não agridem o solo para preservar os nutrientes e obter alimentos mais nutritivos. Essa experiência no campo que combina sustentabilidade e ganhos de produtividade, é compartilhada por Laercio em palestras e nas suas redes sociais.
Telmo Jorge Carneiro Amado possui graduação em Agronomia pela UFSM (1982), mestrado pela UFRGS (1985), doutorado em Ciência do Solo pela UFRGS (1997) e pela AUBURN University, EUA (doutorado sandwich 1997). Pós-doutorado na Kansas State University (KSU), EUA (2008). Bolsista do CNPq desde 1988. Atualmente é professor titular da UFSM e adjunct professor da KSU. Tem experiência na área Manejo e Conservação do Solo, atuando nos seguintes temas: plantio direto, nitrogênio, matéria orgânica, cultura de cobertura, balanço de carbono e agricultura de precisão.
Fonte: MB Comunicação Empresarial