A umidade representa um fator decisivo para a cadeia produtiva de grãos, tendo um impacto significativo especialmente em regiões como o Mato Grosso, um gigante na produção de soja e milho no cenário nacional brasileiro. Recentemente, os aparelhos medidores de umidade de grãos da marca Motomco, utilizados pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) do Mato Grosso, passaram por uma atualização para garantir maior confiabilidade na movimentação de grãos durante a safra. A medida visa manter os equipamentos em ótimo estado, proporcionando resultados mais precisos e garantindo a qualidade dos grãos.
Esse trabalho foi realizado pela Loc Solution, empresa que detém a marca Motomco de aparelhos medidores de umidade de grãos e consiste na substituição por modelos recentes e de componentes, além da instalação de novos softwares. “É essencial para assegurar que os equipamentos estejam sempre atualizados, calibrados, oferecendo medições confiáveis e, assim, preservando a qualidade dos grãos em todas as etapas do processo produtivo”, afirma o engenheiro agrônomo da Loc Solution, Roney Smolareck.
De acordo com Carlos Alberto Lopes Regis, presidente do IPEM em Mato Grosso, a atualização dos aparelhos ocorre duas vezes ao ano, antes das principais safras da região — em dezembro, antes da colheita da soja, e em junho, antecedendo a safra de milho. Foram atualizados quatro aparelhos da Motomco recentemente no instituto: um equipamento de bancada para o Laboratório de Verificação de Medidores de Umidade de Grãos, em Cuiabá, e três equipamentos semiautomático utilizados pelas equipes de fiscais a campo na verificação subsequente dos aparelhos e fiscalização.
“O aparelho precisa estar em conformidade com a Portaria nº 47, de fevereiro de 2022, para que a medição de umidade seja a mais precisa possível, uma vez que essa variável pode influenciar diretamente a qualidade dos grãos durante a colheita, o transporte e o armazenamento”, explica Régis. Ele destaca ainda que o controle da umidade é fundamental não apenas para o armazenamento dos grãos em condições ideais, mas também para a precificação justa no mercado. “Com a umidade conhecida, facilita-se o processo de transbordo, comercialização e definição de preço”, complementa.
Roney Smolareck reforça o compromisso da Loc Solution em garantir a precisão dos medidores. “Nossos aparelhos passam por verificações anuais rigorosas para garantir que tanto produtores quanto compradores de grãos tenham em mãos equipamentos que ofereçam leituras extremamente precisas”, afirma Smolareck.
Ele ressalta que os medidores de umidade da Motomco são projetados para atender a uma grande variedade de grãos, abrangendo culturas como soja, milho, trigo, feijão, entre outros. “Durante todo o ano, realizamos atualizações nos aparelhos de vários clientes, garantindo que a comercialização das safras ocorra de forma justa e precisa.”
A atualização constante dos equipamentos é essencial para garantir transparência nas transações comerciais e a valorização justa da produção agrícola, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico da região.
Fonte: VB Comunicacao