20 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralInvestimentos e inovações no etanol de milho pautam a 2ª Conferência Internacional...

Investimentos e inovações no etanol de milho pautam a 2ª Conferência Internacional UNEM DATAGRO

No dia 3 de abril de 2025, Cuiabá (MT) receberá a 2ª Conferência Internacional UNEM DATAGRO sobre Etanol de Milho, organizada pela União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) e pela DATAGRO. O evento reunirá produtores, investidores, autoridades e especialistas para discutir o papel crescente do etanol de milho na matriz energética brasileira. Os debates trarão análises de mercado, avanços tecnológicos e estratégias para o desenvolvimento sustentável e competitivo da cadeia produtiva.  

“O etanol de milho tem ganhado cada vez mais relevância na matriz energética nacional, impulsionado pela segurança de oferta do grão e pelos avanços em eficiência produtiva. O setor segue em expansão, com investimentos em novas plantas e ampliação da capacidade instalada, consolidando o Brasil como um dos principais produtores mundiais”, destaca Plinio Nastari, presidente da DATAGRO.  

Ao longo de seis painéis, a conferência abordará temas como o impacto da Lei do Combustível do Futuro, RenovaBio e MOVER, além das oportunidades para exportação de etanol de milho e novos mercados para biocombustíveis. O evento também trará discussões sobre eficiência energética e ambiental, padronização e certificação de produtos, bem como estratégias de investimento e financiamento para o setor.  

“O setor de etanol de milho está consolidado e segue com grande potencial de crescimento. Atualmente, o Brasil conta com 25 biorrefinarias em operação, dez projetos autorizados para construção pela ANP e outras 20 unidades programadas, evidenciando a forte expansão do setor. Os avanços em tecnologia e infraestrutura estão ampliando a competitividade do setor, tornando-o cada vez mais atrativo para investimentos”, afirma Guilherme Nolasco, presidente da Unem. 

Assuntos como o potencial do Combustível Sustentável para Aviação (SAF, do inglês Sustainable Aviation Fuel), um biocombustível avançado produzido a partir de matérias-primas renováveis, que desponta como solução para a descarbonização do setor de aviação, também serão amplamente discutidos. Além da evolução na produção de DDG (grão de destilaria secos – do inglês Dried Distillers Grains), um coproduto rico em proteínas e fibras utilizado na nutrição animal.   

“No mercado internacional, esses produtos têm ganhado espaço devido ao seu alto valor nutricional e origem sustentável. Vale ressaltar que em 2023, a UNEM e a ApexBrasil firmaram um convênio para impulsionar as exportações de DDG e DDGS, fortalecendo a competitividade do setor brasileiro no mercado global”, complementa Nastari.  

Realizada no ano passado, a primeira edição do evento contou com participação de representantes da agroindústria do etanol de milho, produtores de cereais e de políticos do Estado e do Congresso Nacional. Ao todo, a conferência reuniu mais de 500 convidados. 

Fonte: Marcia Bernardes

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS