26.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralInteligência artificial e machine learning já são realidade nas fazendas do Brasil

Inteligência artificial e machine learning já são realidade nas fazendas do Brasil

Alinhadas ao monitoramento de tempo e clima, tecnologias ajudam a melhorar a rentabilidade e a produtividade no campo; Carlos Magno, presidente da Climatempo, aborda o novo cenário da meteorologia durante o Summit Agronegócio Brasil 2018 

São Paulo, novembro de 2018 – As chamadas ‘smart farms’, ou fazendas inteligentes, têm se proliferado pelo país e se tornado assunto de debates. Nesse contexto, o agronegócio tem encontrando na união da tecnologia e do monitoramento do clima um aliado importante para ampliar a rentabilidade e a produtividade no campo. O Summit Agronegócio Brasil 2018, marcado para o próximo dia 13 de novembro, discute essa evolução com um painel dedicado ao tema que vai contar, entre outros palestrantes, com Carlos Magno, presidente da Climatempo.

“A tecnologia no campo virou uma realidade e, hoje, a agricultura de precisão é fundamental na busca por uma maior produtividade. Agora é possível oferecer informações geolocalizadas, que possibilitam ao produtor mais assertividade e rapidez para a tomada de decisões importantes do dia a dia, como quando entrar com o maquinário no campo, o momento ideal para realizar aplicações de defensivos ou iniciar o plantio”, diz Magno.

Com mais de 30 anos de expertise no mercado, a Climatempo tem sido pioneira na implantação de novas tecnologias para melhorar a qualidade das previsões, principalmente em produtos aplicados ao campo. Uma das soluções disponibilizadas pela empresa é o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0, que oferece previsões para 72 horas, 15 dias e tendência para os próximos seis meses, além de balanço hídrico e índice NDVI. A plataforma ainda permite a integração de dados das estações meteorológicas localizadas nas propriedades rurais de todo país. Conectando essas informações àquelas recebidas por radares de última geração e outras inovações, a ferramenta consegue entregar muito mais eficiência e contribui para aumentar a rentabilidade dos produtores.

Agroclima PRO foi desenvolvido pelo Labs, Laboratório de Pesquisa & Inovação da Climatempo. O departamento segue trabalhando para trazer ao mercado novos produtos, tanto para o agronegócio como para outros segmentos, que apostem em tecnologias de ponta como a inteligência artificial (IA) e o machine learning. “Nossa equipe de experts tem estudado novas técnicas de uso de dados para treinar os modelos e aumentar a assertividade da previsão de chuva, por exemplo. Além disso, criou uma metodologia de aprendizado das máquinas que prevê a precipitação no país em função das temperaturas do oceano”, explica Magno.

A técnica implementada utiliza imagens da temperatura da água do mar captadas por satélite. As informações podem beneficiar os produtores, já que são capazes de indicar se a temporada de chuva no período do plantio será favorável.  “Soma-se a isso a utilização do radar para operações agrícolas. A ferramenta de baixo custo possibilita aumentar o desempenho das máquinas no campo e mostrar com altíssima assertividade a quantidade de chuva por talhão”, afirma.

Para saber mais sobre o novo momento do campo e sobre o Agroclima PRO, os visitantes do Summit Agronegócio Brasil podem acompanhar a palestra de Carlos Magno na Sala Tech, um ambiente específico para tratar das startups que desenvolvem inovações que apoiam e ajudam a impulsionar os resultados do setor pela gestão de dados e pelo controle da produção. No espaço, além da discussão sobre a hora das ‘smart farms’, ainda serão abordados temas como “Big Data no Agro”; “Inteligência “Inteligência artificial e a lavoura”; “Tecnologia contra as pragas”; “Drones nas fazendas”; “Grãos conectados”; e “Desafios para o futuro”.

Serviço

A hora das smart farms – Summit Agronegócio Brasil

Quando: 13 de novembro, das 10h às 11h

Onde: Hotel Hilton – Av. das Nações Unidas, 12.901 – São Paulo (SP)

Mais informações: http://estadaosummitagro.com.br/

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensalmente.

Em 2015, passou a investir ainda mais fortemente em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.

Atualmente, a Climatempo é a principal empresa de consultoria meteorológica do país e possui serviços especializados para atender mais de 22 segmentos da economia. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Fonte: Linhas Comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS